Litoral Norte de Santa Catarina tem três casos suspeitos de febre amarela

Foto Arquivo OCP News

Por: Windson Prado

21/02/2019 - 13:02 - Atualizada em: 21/02/2019 - 13:51

É fake news a informação que desde o início da semana vem circulando nas redes sociais de Joinville e região, dizendo que há casos confirmados de pessoas com febre amarela em Santa Catarina. A notícia foi desmentida na tarde desta quinta-feira (21) pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Joinville e pela Dive (Divisão de Vigilância Sanitária) do governo do Estado.

Entretanto, vigilância estadual confirmou no início da tarde que há pelo menos três casos de suspeitas de febre amarela no Litoral Norte catarinense. Em todos os casos, as vítimas estiveram fora de Santa Catarina ou em área de mata recentemente. A Dive reforça que, por enquanto, não há nenhum caso confirmado.

Deste três em a análises dois são moradores e Itapoá. Um deles teria viajado recentemente para o Paraná e outro para São Paulo. Nos dois estados há casos confirmados de febre amarela. Já a terceira pessoa com suspeita da doença informou que acampou em área de mata recentemente. Os pacientes são tratados em suas cidades.

A Diretoria de Vigilância Sanitária e a Prefeitura de Joinville reforça, a importância de a população se vacinar contra a febre amarela. No Estado, todos que alguma vez na vida tomaram a vacina contra a febre amarela estão imunes, por isso é necessário observar a carteirinha de vacinação. As unidades básicas de Saúde de Joinville estão ofertando a imunização para aqueles que ainda se vacinaram.

Pessoas de 9 meses a 59 anos que não tomaram a vacina devem procurar as unidades básicas de saúde. A ação é preventiva visto que foi identificado presença da doença, no Paraná, perto da divisa com a região Norte catarinense.

Quer receber as notícias no WhatsApp?