Listas de espera do SUS de Santa Catarina estão indisponíveis na internet

(Foto: Reprodução)

Por: Schirlei Alves

11/06/2018 - 15:06 - Atualizada em: 12/06/2018 - 16:24

As listas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) tornadas públicas em novembro do ano passado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio de um portal na internet, estão fora do ar há 20 dias. Ainda assim, os usuários conseguem consultar a sua posição na fila por meio do número do CPF ou do cartão do SUS.

Porém, não é possível consultar o número de pessoas nas filas tanto por especialidade quanto por município. Uma paciente de Joinville que entrou em contato com a reportagem está aguardando cirurgia para retirar um tumor na bexiga. Embora ela consiga pesquisar a sua posição, ela tem verificado que não há andamento da fila.

De acordo com a superintendente de Serviços Especializados e Regulação da SES, Karen Leopoldo, houve um problema de migração dos dados do sistema de regulação do Ministério da Saúde para o sistema da secretaria. Por isso, foi preciso suspender o serviço online até que os ajustes sejam feitos.

“Precisamos tirar do ar para fazer a correção do que precisa. Depois disso, vamos fazer testes para confirmar se está tudo validado. Estivemos em Brasília para informar o problema e fazer a correção”, explicou Karen.

A SES, o Ministério Público e o Ministério da Saúde estipularam um prazo em comum acordo para resolver o problema. A publicização das listas na internet deve normalizar até 29 de junho.

Sobre o caso de Joinville, a superintendente informou que a cidade usa um sistema diferente da SES e que precisava verificar o caso pontualmente.

Quer receber as notícias no WhatsApp?

Região de Jaraguá do Sul – Clique aqui

Região de Joinville – Clique aqui

Região de Florianópolis – Clique aqui