Em ação realizada na manhã desta terça-feira (5), o Trato Pelo Capivari lacrou duas ligações irregulares de esgoto no bairro dos Ingleses, no Norte da Ilha, e constatou que outros imóveis haviam se regularizado após inspeção do programa.

Localizadas nas servidões Aurora e Mercedes Maria Luiza, próximas ao Rio Capivari, as casas que sofreram os lacres haviam descumprido o prazo estipulado para que regularizassem suas ligações sanitárias. Junto à medida, que imediatamente interrompe o lançamento irregular de esgoto, fiscais da Vigilância em Saúde e da Floram que acompanhavam a ação deram novos prazos, de 7 a 14 dias, aos respectivos proprietários.

Nos mesmos endereços, técnicos do Trato Pelo Capivari inspecionaram imóveis que concluíram obras de adequação dentro do prazo, comprovando-se, com o retorno da equipe, a sua regularidade.

Os dois lacres somam-se aos sete efetuados na semana passada, quando o programa retomou atividades, adotando novas medidas de prevenção e segurança contra a covid-19, após 40 dias de inspeções suspensas. Os imóveis com ligações lacradas localizavam-se nas seguintes vias dos Ingleses: Servidão Angra dos Reis; Travessa Nildo Neponoceno Fernandes; Travessa dos Lambaris; e Servidão Domingos Luiz dos Santos.

 

 

Os 22 técnicos do programa atuaram em inspeções previamente agendadas | Foto PMF/Divulgação

 

 

Em paralelo à ação desta manhã, os 22 técnicos do programa atuaram em inspeções previamente agendadas pelos moradores do bairro, seguindo à risca o novo protocolo de segurança elaborado em virtude da pandemia do novo coronavírus. Para conhecê-lo em detalhes, acesse a página do Trato Pelo Capivari no Instagram: @tratopelocapivari.

Denúncias via site

O Trato Pelo Capivari conta, desde janeiro, com canal de WhatsApp para receber denúncias de esgoto irregular, atendendo a uma demanda expressa da população local. Agora, isso pode ser feito também através do site oficial do programa: www.tratopelocapivari.com.br.

Além da aba "Denuncie esgoto irregular", o site traz uma série de informações sobre inspeções de esgoto, tipos de irregularidades, ações e campanhas de mobilização social, notícias e perfil dos parceiros e responsáveis pelo programa.

As denúncias de esgoto irregular são filtradas, catalogadas e atendidas por equipe específica. O telefone para contato, que deve ser feito exclusivamente por mensagens de WhatsApp, é (48) 99123-1123.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp