Atualmente, o sentimento de perda está constante na vida da população. Mesmo que indiretamente, todos estão passando pelo luto. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação está promovendo uma live para todos os profissionais das escolas municipais com o tema 'Lidando com as perdas no ambiente escolar'.

O encontro será ministrado pela psicóloga do Hospital São José e professora da Unesc, Fernanda Fernandes, na próxima quinta-feira (13), às 18h, no canal do YouTube da secretaria (www.youtube.com/channel/UCh9_ZG5OPNKs10niPAxOzyw).

Conforme as psicólogas da Secretaria de Educação, Andreia Daminelli, Deise Patrício Dal Pozzo e Martinha Rosa, a rede municipal também teve perdas de alunos, professores e serventes escolares devido à pandemia de Covid-19, e muitos estudantes também estão passando por essa situação dentro de casa.

"Os professores também estão lidando com isso e o acolhimento dos alunos fica um processo mais difícil. A live tem esse intuito de acolher os profissionais para que eles possam acolher e confortar os seus alunos", frisaram as psicólogas da rede.

"Com a pandemia, estamos lidando com perdas coletivas, estamos em um estado de luto muito frequente, mesmo que indiretamente. O luto possui fases necessárias, muitas vezes a pessoa passa e aceita, já em outros casos pode se tornar uma patologia", completaram.

Antes do encontro, os profissionais já podem encaminhar suas dúvidas e anseios, pois além de abordar o tema, a ideia é ter um bate-papo direcionado para as questões vividas pelos profissionais.

"Precisamos sempre oferecer suporte aos nossos colaboradores, em todos os sentidos, não somente como profissionais, mas como pessoas", ressaltou o secretário municipal de Educação, Miri Dagostim.