Lazer e Saúde são prioridade para população do João Pessoa

Unidade de saúde
do bairro João
Pessoa, que em
breve ganhará
nova sede | Foto Eduardo Montecino/OCP Unidade de saúde do bairro João Pessoa, que em breve ganhará nova sede | Foto Eduardo Montecino/OCP

Cotidiano

Por: Adrieli Evarini

quinta-feira, 10:20 - 22/02/2018

Adrieli Evarini
O projeto do qual Paulo César Peters é coordenador atende em média cem garotos e, para ele, que é professor, a educação e a recreação precisam andar lado a lado para que o desenvolvimento da criança seja total. E é neste ponto que Paulo vê o bairro deixar a desejar. Para ele, não existem opções de lazer e entretenimento suficientes para atender especialmente crianças e adolescentes que moram no João Pessoa. https://ocponline.com.br/noticias/ocp-no-seu-bairro-crescimento-populacional-acelerado-no-joao-pessoa/ O projeto, que funciona há dois anos no bairro, disponibiliza horários durante a manhã e a tarde para a prática do futebol, mas o professor defende que o poder público disponibilize áreas de lazer, como praças e quadras de esporte.
Na tradicional Sociedade João Pessoa, uma centena de meninos aprendem futebol | Foto Eduardo Montecino/OCP
Além disso, chama a atenção para a falta de atividades desenvolvidas pelo município no que diz respeito à prática esportiva – o projeto no qual atua é particular e em parceria com a comunidade. Segundo a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Jaraguá do Sul, o bairro possui cinco áreas de lazer e a intenção é criar novos espaços que possam concentrar parques com quadras de esportes, academia de ginástica ao ar livre e equipamentos de recreação infantil. “A dificuldade, no momento, é encontrar terrenos adequados para este fim”, afirma a pasta. Além disso, a secretaria ressalta que, assim como em outros bairros, atos de vandalismo, furto e depredação estão ocorrendo com frequência nestas áreas já existentes para o lazer, o que “encarece o custo de manutenção das mesmas”. Segundo a secretaria, atualmente existem 53 playgrounds, 38 quadras de futebol de areia e 28 academias ao ar livre na cidade.

Nova unidade de saúde amplia atendimento

Outra notícia boa para o João Pessoa neste ano é a construção da nova estrutura da unidade de saúde do bairro. Segundo a administração municipal, a Saúde é prioridade e o esforço é constante para manter e assegurar os bons níveis de atendimento à população. O atual posto é pequeno para a quantidade de pacientes que atende e não tem a quantidade de salas necessária para o atendimento da Estratégia Saúde da Família. https://ocponline.com.br/noticias/moradores-do-joao-pessoa-se-preocupam-com-falta-de-limpeza/ Por isso, uma nova estrutura está sendo construída, com 484 metros quadrados de área total, contemplando dois consultórios dentários, sala de dispensação de medicamentos, sala de vacina, banheiros para funcionários e pacientes, entre outras dependências. Para a operadora de caixa Franciele Ferreira de Souza, 23 anos, e que mora há nove no bairro, o maior problema na saúde do João Pessoa está relacionado à equipe médica. “Não tem médico. Não adianta construir um posto novo se não aumentam o efetivo para o atendimento”, reclama ela.
Unidade de saúde do bairro João Pessoa, que em breve ganhará nova sede | Foto Eduardo Montecino/OCP
  Assim como Franciele, o comerciante Maicon Ricardo Prust também vê problemas relacionados ao atendimento e menos em relação à estrutura, embora reconheça que a capacidade da unidade já não comporta o número de pessoas que buscam atendimento. “A estrutura é pequena sim, mas menor ainda é a equipe. Eu mesmo passei por situação de demora excessiva no atendimento. Precisei de uma simples vacina e esperei mais de 40 minutos. Só fui atendido porque reclamei. Disse que precisava trabalhar”, conta. A Prefeitura salienta que a saúde é prioridade e que há um “esforço constante para manter e assegurar os bons níveis de atendimento à população”. De acordo com a administração municipal, em princípio a equipe que já trabalha na unidade atual será mantida. O investimento na estrutura é de R$ 910 mil. O terreno onde será o novo posto de saúde fica na rua Iolanda Ruth Roweder Sacht (entrada pela rua da lanchonete Gargamel), a aproximadamente um quilômetro da atual unidade de saúde, que fica na rua Manoel Francisco da Costa.
×