A organização do 2º Workshop LabIC Novale divulgou, nessa semana, os palestrantes internacionais que estarão em Jaraguá do Sul entre 15 e 18 de setembro. Representantes de instituições alemãs, brasileiras, espanholas e portuguesas irão participar dos quatro dias de evento, acompanhando os projetos e seus colaboradores para aprofundar estudos e elaborar uma primeira versão de uma solução para os problemas identificados.

Entre os nomes confirmados para essa edição estão Ana Carolina Cardoso - coordenadora do Laboratório de Inovação Comunitária do Barreiro Velho (ISCTE / Portugal), Antonio Carlos Queiroz Filho - líder do Grupo de Pesquisa RASURAS (UFES / Brasil), Marcos García - ex-diretor do Medialab-Prado (Ajuntamento de Madrid / Espanha), Maria Carolina Martinez Andion - coordenadora do Observatório de Inovação Social de Florianópolis e Naomi Martin - gestora do programa Actors of Urban Change (MitOst / Alemanha).

Os nomes foram divulgados nos últimos dias de inscrições para quem quer colaborar com os projetos inscritos. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de setembro, no link bit.ly/colaboradoreslabic22. De acordo com Laryssa Tarachucky, coordenadora do LabIC-Novale, os colaboradores receberão mentoria especializada, palestras com especialistas nacionais e internacionais, ambiente de trabalho com ferramentas e conexão à internet, espaços coletivos para reuniões e descanso, além de apoio técnico, teórico e estético para o desenvolvimento dos projetos.

Os colaboradores ainda terão direito a certificado de participação de 24 horas. “O papel do colaborador será de auxiliar seu grupo com a criação de uma solução para o problema identificado pelo proponente. Cada proposta poderá ter até seis colaboradores, que serão definidos por qualificação e por ordem de inscrição”, completou Laryssa.

Interessados em colaborar poderão trabalhar em um dos oito projetos aprovados para participarem do workshop. São bem-vindos participantes de todo o estado. Os projetos disponíveis para atuação podem ser conhecidos na central de links do Laboratório, pelo site linktr.ee/labicnovale.