Kit de transposição do Ribeirão Manso será instalado nesta semana

Por: OCP News Jaraguá do Sul

18/12/2017 - 15:12

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, pretende concluir nesta semana a instalação do kit transposição (ponte de concreto pré-moldado) sobre o Ribeirão Manso, repassado pela Defesa Civil Estadual.

Conforme explicou o secretário de Obras, Onésimo José Sell, as peças do kit chegaram na última semana. No entanto, estão sendo necessárias obras de manutenção em alguns trechos onde os caminhões encontram dificuldades para acesso ao local da instalação da estrutura, no bairro Santa Luzia, no limite entre Jaraguá do Sul e Joinville.

Em junho deste ano, o prefeito Antídio Aleixo Lunelli assinou o Termo de Compromisso de Recebimento do kit de transposição de obstáculo, oferecido pela Defesa Civil Estadual ao município para ser instalado no bairro Santa Luzia. Antes disso, em abril, a Prefeitura encaminhou ofício à Defesa Civil Estadual na tentativa de buscar uma solução para a ponte localizada na região do Ribeirão Manso e que vinha apresentando problemas constantemente.

Dois meses depois, o secretário estadual da Defesa Civil, Rodrigo Antônio Moratelli, enviou a resposta ao ofício, confirmando o repasse do kit medindo 15 metros de comprimento por 5 metros de largura. O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, foi quem reforçou o pedido junto ao órgão estadual e entregou o documento ao prefeito confirmando o repasse. Com a confirmação, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos providenciou as cabeceiras para apoiar a estrutura.

A Defesa Civil de Santa Catarina tem utilizado o modelo de kits de transposição para substituir estruturas antigas, geralmente danificadas pelas enxurradas ou que ofereçam riscos à população. No caso da ponte no Manso, o diretor de Defesa Civil do município, Hideraldo Colle, destaca que em períodos de chuva forte, a ponte de madeira ficava encoberta pela água, deixando isoladas várias famílias daquela região e prejudicando o transporte de cargas.

*Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul