O canal de atendimento online da Justiça Eleitoral de Santa Catarina passou por mudanças. Agora os eleitores podem solicitar diversos serviços junto aos cartórios eleitorais, sem sair de casa. Tudo é feito de forma gratuita e está disponível para qualquer pessoa, sem a necessidade de intermediação de terceiros.

Na página inicial do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) na internet, há um banner de Atendimento Online (título de eleitor, certidões e outros serviços), entre os destaques principais do portal.

Ao acessar o link, estão disnponíveis várias opções ao eleitor:

“A proposta de atualização foi tornar a página de atendimento mais amigável e intuitiva, focando na solução dos problemas a partir da perspectiva do usuário. Por isso os serviços eleitorais foram reescritos em primeira pessoa, começando com ‘eu quero’. Outra facilidade foi disponibilizar o serviço no próprio link do título ou logo na primeira linha do texto”, explicou o chefe da Seção de Orientação do Cadastro Eleitoral (SOCE), Carlos Gerber.

Segundo ele, essa necessidade de revisão foi identificada nas ligações recebidas pelo Disque Eleitor e nas manifestações dirigidas à Ouvidoria do TRE-SC. Foi feito um levantamento, e nele foi revelado que mais de 90% das ligações atendidas via 0800 eram duvidas de usuários sobre como acessar e preencher os formulários de atendimento.

“Por isso as duas unidades da Corregedoria responsáveis pelos serviços – SOCE e Assessoria Executiva - trabalharam em conjunto na reformulação da página de serviços eleitorais”, complementou.

Na parte escrita, foram utilizadas linguagens cidadã e inclusiva para que qualquer pessoa consiga compreender, além de atender ao previsto na Resolução CNJ n. 376/2021.

Sempre que houver demandas do calendário eleitoral e do público externo, os conteúdos serão atualizados

O atendimento online também pode ser requerido clicando na aba Eleitor e eleições, na parte superior do portal do TRE-SC.

Se houver alguma dificuldade, é so entrar em contato com o Disque Eleitor através do número 0800 647 3888. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.

É possível, ainda, falar diretamente com um cartório eleitoral via WhatsApp ou e-mail a qualquer hora, mas as respostas serão dadas durante o respectivo horário de expediente. Confira a lista de contatos dos cartórios eleitorais do estado clicando aqui.