Até o dia 30 de junho, a Junta Militar de Joinville realiza um mutirão para a realização de alistamento e regularização da situação militar.

Nesse período, devem se alistar os homens que completam 18 anos até o final de 2022. É obrigatória a apresentação da Certidão de Nascimento original, RG, CPF e comprovante de residência com endereço em Joinville.

O alistamento é gratuito e pode ser feito pelo site www.alistamento.eb.mil.br ou presencialmente na Área da Junta Militar de Joinville que está em novo endereço, no piso superior da Rodoviária Harold Nielson (rua Paraíba, 769 - Atiradores).

Durante a mutirão, o horário de atendimento ao público será ampliado, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Após esse período, o serviço volta ao horário normal, das 8h às 14h, também de segunda a sexta-feira.

Informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 99963-4169 ou pelo e-mail jsm052@joinville.sc.gov.br.

Regularização militar

As pessoas que estão irregulares em sua situação militar, também poderão aproveitar o período de mutirão para resolver as pendências. Nesse caso, o atendimento é exclusivamente presencial, na Junta Militar.

Para quem perdeu o prazo de alistamento em anos anteriores, é preciso apresentar os mesmos documentos citados anteriormente e pagar multa de R$ 5,37.

O mesmo vale para os refratários (alistados que faltaram à seleção ou deixaram de tomar conhecimento da designação) que, após regularizar a situação e pagar a multa, poderão se apresentar ainda neste ano para ingressarem em 2023, caso sejam selecionados.

É importante ressaltar que homens, em débito com o serviço militar, não podem prestar concursos públicos, tirar passaporte, ingressar em universidades, entre outras penalidades.