Julho registra média de quase 24 casos de Covid-19 por dia em Jaraguá do Sul

Foto Arquivo OCP News

Por: Natália Trentini

22/07/2020 - 06:07

Exatamente quatro meses após a primeira infecção pelo coronavírus ser confirmada, Jaraguá do Sul chegou aos 824 casos nesta terça-feira (21). Se passaram 122 dias desde 21 de março e proliferação do vírus foi crescendo gradativamente.

Enquanto nos primeiros 21 dias de junho a médica de casos ficou em 6,3 confirmações por dia, com um total de 114 novos casos nesse período; até o momento, nos primeiros 21 dias de julho, a média subiu para 23,8 confirmações diárias, com 501 pessoas contraindo coronavírus neste mês.

Até o momento, Jaraguá do Sul registrou nove mortes por conta da Covid-19.

“Estamos no momento mais difícil justamente porque, efetivamente, o pico chegou em Santa Catarina, chegou no Sul do país associado ao inverno, ao frio. Todo Estado tem um aumento significativo de novos casos todos os dias, criando aquela apreensão no que diz respeito ao atendimento, à questão hospitalar”, comenta o secretário de Saúde, Alceu Moretti.

O crescimento nos números levou o poder público municipal a rever liberações durante o mês, como do transporte coletivo que parou de circular na segunda-feira por 15 dias, fazer restrições no funcionamento de bares, restaurantes e supermercados, e proibir cultos, missas e esportes coletivos ou de contato.

Medidas preventivas

O Comitê Extraordinário Covid-19 também solicitou a estabelecimentos bancários, lotéricas, academias e supermercados que intensifiquem as ações preventivas regulamentadas.

A fiscalização desses estabelecimentos também foi apertada pelas equipes da Vigilância Sanitária, de Fiscalização de Posturas e de Segurança Pública por conta dos descumprimentos.

“Após mais de quatro meses falando de coronavírus, falando de cuidados, essa falta só se intensifica. As pessoas cansaram, porém, é o momento mais importante em relação aos cuidados”, reforça o secretário que não exclui a possibilidade de novas medidas e restrições conforme o aumento dos casos.

Considerando a média móvel, que é calculada somando o número de casos nos últimos sete dias e dividindo o resultado por sete, a média de novas infecções na última semana ficou em 30,42.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul