Juiz de Joinville lança livro de crônicas sobre prisão e justiça

O mais novo livro do juiz João Marcos Buch, titular da Vara de Execuções Penais da comarca de Joinville, está prestes a ser lançado.

A noite de autógrafos de “Prisão e Justiça” acontece nesta sexta-feira (8/4), com a presença de acadêmicos de direito, profissionais da área jurídica, apreciadores da literatura e familiares de apenados.

Trata-se de uma coletânea de crônicas precedidas de fotos capturadas pelo autor. O magistrado já publicou nove obras de crônicas, um romance e uma novela, além de três livros técnicos.

Foto: Divulgação

“A maioria dos livros se refere a histórias que enfrento no dia a dia, que envolvem vidas encarceradas e que circundam o meio do sistema de justiça criminal. Sempre escrevi a esse respeito, como forma de tornar mais linear o caos que se instaura dentro de mim a partir do momento que vivencio essas tragédias. É tudo real, mas preservo as particularidades e identidade dos protagonistas das histórias, para não os identificar”, destacou o magistrado.

O autor de “Juiz da Resistência” define ainda as abordagens como uma escrita realista e de impacto, cujo foco é também registrar historicamente situações e episódios referentes a direitos humanos, às instituições públicas, à lei e à Constituição.

“Um dos objetivos é dar voz a quem não tem voz. Tornar visível aquilo que a Justiça diz que é justiça e que não é. Então é isso, tornar esses espaços, essas vidas mais próximas do que a Constituição e a Justiça dizem que deve ser.”

Serviço:

Data: 8 de abril

Horário: 19h

Local: Giostri – R. Lages, 978

Aberto ao público