As plantas medicinais serão as protagonistas da 21ª Jornada Acadêmica de Farmácia da Unesc. No evento, que ocorrerá na próxima terça e quarta-feira (18 e 19/5), elas estarão no centro dos debates, que vão reunir profissionais da área, professores, pesquisadores e estudantes. O evento, totalmente online, ocorrerá no período matutino e noturno.

Os interessados em participar e receber certificado, poderão se inscrever pelo site da Jornada. https://www.even3.com.br/xxijaf2021/ O evento será transmitido pelo canal do Youtube da Unesc TV www.youtube.com.br/unesctv.

Com o tema "Da Semente à Saúde", a Jornada de Farmácia irá debater sobre as plantas que auxiliam na cura ou tratamento de várias doenças e são utilizadas desde nossos antepassados. Na parte da manhã, a abertura solene ocorrerá às 8h30. Em seguida, a mestre em Ciências Ambientais e professora do curso de Farmácia da Unesc, Marília Schutz Borges, irá abordar o tema "Plantas medicinais usadas para o sistema respiratório no sul de Santa Catarina".

Às 11 horas, ocorrerá o lançamento do e-book "O quintal medicinal de Dona Maria: plantas utilizadas para o tratamento de doenças respiratórias". O lançamento se repetirá às 21h15 de terça-feira (18/5). A obra, fruto da dissertação de mestrado de Marília, une o saber popular ao científico e teve a participação de pesquisadores da Unesc e de outras instituições e acadêmicos do curso de Farmácia da Universidade.

A abertura solene do período noturno ocorrerá às 19 horas. A programação do evento inclui ainda debates sobre temas como "Fitoterapia baseada em evidências e experiências de Mikania glomerata Spreng. (guaco) e a relação com a fitoquímica", "A importância das plantas medicinais no desenvolvimento de fármacos" e "Os processos de um fitoterápico até o resultado final".

O evento é organizado pelo Centro Acadêmico de Farmácia Alexander Fleming, com o apoio do curso de Farmácia da Universidade.

Confira a programação em

https://www.even3.com.br/xxijaf2021/