A última atualização da Matriz de Risco apontou que Joinville voltou para nível gravíssimo no enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Por este motivo, o Decreto nº 42.650, publicado pela Prefeitura nesta segunda-feira (24), com validade de sete dias, atualiza a permissão de funcionamento de serviços e comércios de acordo com as regras já estabelecidas para este nível.

Com isso, o transporte coletivo volta a operar com 50% da capacidade total, incluindo passageiros sentados e em pé. Igrejas e templos religiosos devem respeitar 30% da ocupação total, e os eventos sociais devem ter no máximo 60 pessoas, considerando o cálculo para garantir que o ambiente comporta esta capacidade de público.

O Decreto Municipal está alinhado com as normas estaduais, portanto as demais atividades também devem ficar atentas às portarias emitidas pelo Governo do Estado que regulamentam o funcionamento dos setores.

Conforme a Prefeitura, é importante que as pessoas respeitem a legislação vigente a fim de evitar uma aceleração na transmissão da doença.

As medidas sanitárias de utilização de máscara, distanciamento social e higienização correta das mãos com água e sabão ou álcool em gel permanecem em vigor.

Além disso, continua valendo a restrição de circulação entre 0h e 5h, sendo liberado o deslocamento apenas para serviços essenciais ou atividades laborais.