Joinville terá quatro cursos gratuitos de piscicultura para atender às cidades produtoras de peixes

Por: Windson Prado

27/03/2018 - 11:03 - Atualizada em: 27/03/2018 - 21:22

Estão abertas as inscrições para os cursos básicos de piscicultura do Cetreville/Epagri (Centro de Treinamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural). Neste ano serão quatro capacitações: de 23 a 27 de abril, de 21 a 25 de maio, de 11 a 15 de junho e de 13 a 17 de agosto. As vagas são limitadas a 20 alunos por turma e interessados devem procurar os escritórios Epagri em seus municípios para se inscrever.

Quer receber as notícias do Jornal de Joinville no WhatsApp? Basta clicar aqui

Uma equipe de dez instrutores será responsável por ministrar as aulas. Nos cursos será possível compreender a história e situação atual da piscicultura e saber sobre a construção e preparo dos viveiros, sistemas de cultivo, legislação, qualidade da água, alevinagem, nutrição, custo de produção, anatomia, fisiologia, despesca, prevenção de enfermidades, regularização da atividade e cooperativismo.

“O município de Massaranduba é o maior produtor do Estado com 1.776 toneladas na safra de 2016. Depois Rio Fortuna com 1.244 e Joinville ocupa a terceira posição com 1.006 toneladas. Os dados da safra de 2017 serão divulgados próximo do mês de junho”, comenta o engenheiro agrônomo Hector Silvio Haverroth, gerente Regional da Epagri.

Desenvolvida com tecnologias de ponta, a piscicultura vem ganhando espaço nos últimos anos em Santa Catarina. De acordo com o extensionista Ricardo Grejianin, coordenador e instrutor dos cursos, a produção de peixes está se firmando como uma atividade altamente lucrativa e produtora de alimentos saudáveis.

*Com informações da assessoria de imprensa da ADR Joinville