A Prefeitura de Joinville anunciou na noite desta quarta-feira (12) que vai retomar, a partir de quinta-feira (13), a vacinação de gestantes e puérperas acima de 18 anos que fazem parte de algum grupo das comorbidades previstas nesta fase.

Conforme o Executivo municipal, a decisão foi tomada seguindo as orientações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) da Secretaria de Estado da Saúde,

Para receber a vacina da Covid-19, é necessário que a gestante ou a puérpera tenha realizado agendamento no site joinville.sc.gov.br e apresente documento que comprove a comorbidade. Além disso, será preciso autorização do médico que acompanha a gestação, prescrevendo a vacina.

“Logo que recebemos a determinação da Dive, nossa equipe se reuniu para viabilizar o retorno imediato da vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades”, afirmou Jean Rodrigues da Silva, secretário da Saúde de Joinville.

A imunização deste público estava temporariamente suspensa, seguindo um alerta emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em função de uma ocorrência registrada com uma gestante que recebeu imunizante da AstraZeneca/Fiocruz.

Por este motivo, a retomada será realizada com imunizantes dos laboratórios Sinovac/Butantan e Pfizer. No estado, a orientação para o retorno da imunização de gestantes e puérperas com comorbidades foi publicada na Nota Técnica 19 - Daps/Dive/Divs/SUV/SES.

De acordo com o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, gestantes e puérperas sem comorbidades ainda não fazem parte do grupo contemplado neste momento. Por este motivo, não estão aptas para realizar o agendamento.