A Defesa Civil de Joinville monitora a situação meteorológica na cidade. Isso porque a formação de um ciclone extratropical na costa Sul do Brasil pode provocar chuva constante até quinta-feira (5).

Durante a noite de segunda-feira (2), duas quedas de árvores foram registradas em Joinville. Em um dos locais, no bairro Bom Retiro, uma casa foi atingida.

 

 

Técnicos da Defesa Civil estiveram no local e interditaram a residência em que moravam sete pessoas.

A árvore que caiu mede aproximadamente 15 metros e ficava ao lado do imóvel. A Assistência Social foi informada e vai entrar em contato com a família para prestar apoio.

Outra ocorrência de queda de árvore foi em um condomínio fechado, no bairro Atiradores, sem gravidade.

A formação do ciclone interfere no tempo até a próxima quinta-feira (5). Em Joinville, há risco moderado de alagamento, caso a chuva volumosa coincida com os horários de pico de maré, previstos para ocorrer entre 18h30 e 20h e com variação entre 1,6 e 1,8 metro.

Com a previsão de chuva contínua, os moradores devem ficar atentos aos sinais de deslizamento de terra.

Caso perceba inclinação de poste e árvore, rachaduras em parede, ou quantidade de terra descendo de morros junto com a água, a recomendação é deixar o local e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.

O relatório aponta também que os ventos serão moderados, mas podem ocorrer rajadas pontuais que devem ficar entre 40 e 50 km/h, nesse período.

A recomendação é que os moradores acompanhem a previsão do tempo de curto prazo e que façam o cadastro para receber os alertas da Defesa Civil Estadual.

Os avisos são enviados por mensagem de celular. Para se cadastrar, basta enviar mensagem de texto (SMS) para o número 40199 informando o número do CEP da residência.