Nesta segunda-feira (9), a Secretaria da Saúde confirmou mais dois óbitos por dengue em Joinville. Em 2022, quatro joinvilenses perderam a vida em função de complicações decorrentes da doença.
O terceiro óbito registrado foi de um homem de 87 anos que residia no bairro Costa e Silva e possuía múltiplas comorbidades. Ele faleceu no dia 27 de abril em um hospital público de Joinville.
- Suspeitos de roubar relógios avaliados em R$ 800 mil são presos em Joinville
- Receba as notícias do OCP no seu WhatsApp: Grupo de Joinville
Ainda segundo a Prefeitura, a quarta vítima também era um homem, de 74 anos, que residia no bairro Iririú e possuía quadro de hipertensão. Ele estava internado em um hospital público e faleceu no dia 3 de maio.
Estas duas confirmações se deram após investigações epidemiológicas, que foram realizadas pela equipe técnica da Vigilância Epidemiológica, com base nos históricos de saúde e também nos prontuários dos pacientes, além dos resultados dos exames realizados durante o período de hospitalização.
Atenção redobrada nas residências
De acordo com o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), a maior parte dos focos do mosquito ficam localizados em residências.
Por este motivo, é fundamental evitar o acúmulo de água, acondicionar garrafas com a boca para baixo, colocar areia nos pratos dos vasos e manter as calhas limpas, por exemplo.
Evolução dos casos
Desde o início deste ano, Joinville confirmou 4,6 mil casos de dengue, além de ter identificado 5,9 mil focos do mosquito Aedes aegypti. Os bairros com mais casos confirmados são Costa e Silva, Iririú, Comasa, Jardim Iririú, e Aventureiro.
No site d é possível acompanhar os dados atualizados da doença em Joinville, incluindo o detalhamento dos casos confirmados por idade e localização. Também é possível visualizar a localização dos focos do mosquito mapeados pela equipe da Vigilância Ambiental.