A Prefeitura de Joinville manifestou solidariedade à população da cidade-irmã de Schaffhausen, na Suíça. A província é um dos locais atingidos pelas chuvas que já deixaram mais de 195 mortos e vários desaparecidos na Europa.

O desastre ambiental é considerado o maior da história recente, com acumulado de chuva, em apenas 24 horas, superior ao que era esperado para o mês todo em algumas regiões.

Além da Suíça, outros países como Alemanha, Bélgica, Holanda e Luxemburgo contabilizam os estragos provocados pelo alagamento e trabalham na busca dos desaparecidos e socorro às vítimas.

“Joinville, que por vezes sofreu com as questões climáticas, demonstra solidariedade e atenção com os moradores de Schaffhausen. Desejamos que eles tenham força e resiliência para enfrentar este momento difícil”, afirma o prefeito Adriano Silva.

Joinville e Schaffhausen assinaram, em fevereiro do ano passado, a renovação do Acordo de Cooperação do programa Cidades Irmãs, com validade até 2023. O acordo viabiliza importantes intercâmbios entre as duas cidades.

Está em fase de negociação parceria para o ensino do idioma alemão, além de outras iniciativas na área ambiental e de desenvolvimento econômico.