Joinville já eliminou mais de mil vazamentos não visíveis em 2018

Aparelhos possibilitam determinar o local aproximado de um vazamento por meio do som | Foto Arquivo PMJ

Por: Gabriel Junior

09/09/2018 - 12:09 - Atualizada em: 09/09/2018 - 13:23

A Companhia Águas de Joinville intensificou o trabalho de conserto de vazamentos não visíveis, um dos principais responsáveis pela perda de água na cidade. Nos primeiros oito meses de 2018, foram percorridos 960 quilômetros de rede e identificados e eliminados 1.036 desses vazamentos. Só em agosto foram 219 consertos, 100 a mais do que no mês anterior.

Estima-se que a quantidade de água perdida em apenas um vazamento não visível seja suficiente para abastecer 30 casas. “Ampliamos nossa equipe e modernizamos nosso equipamento. Sempre que eliminamos um desses vazamentos, mais água sobra no sistema”, destaca o gerente de água da Companhia, Bruno Gentil.

Com o auxílio de um aparelho chamado geofone é possível determinar o local aproximado de um vazamento. O equipamento capta o ruído e as vibrações da rede de abastecimento. Assim que é identificado o local do vazamento, o técnico sinaliza com spray as letras VNV, sigla de “vazamento não visível”, para que a equipe responsável pelos consertos possa encontrar o ponto onde a água está escoando e eliminar o problema.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?

*Com informações da Prefeitura de Joinville