Na terça-feira (25), a partir das 11h, a Prefeitura de Joinville disponibilizará 6 mil horários para o agendamento da imunização contra a Covid-19. Poderão ser vacinadas pessoas com comorbidades com idade entre 18 e 59 anos.

As doses serão aplicadas de quarta-feira até domingo (26 a 30/5), na Central da Imunização de Joinville, instalada no Centreventos Cau Hansen, e na Sala de Imunização do Garten Shopping.

Para ser vacinado, é necessário apresentar documento de identificação com foto e algo que comprove a condição.

São aceitos atestados ou relatórios médicos que indiquem a comorbidade ou, ainda, prescrição médica, exame ou receita médica em que fique clara a natureza da condição. As receitas médicas devem ter sido emitidas, no máximo, há dois anos atrás.

Pessoas com doenças imunossupressoras, exceto os que convivem com HIV, devem apresentar laudo médico autorizando a receber o imunizante. Pacientes oncológicos, transplantados, renais crônicos, gestantes e puérperas também precisam apresentar recomendação médica.

Comorbidades

A lista das comorbidades consideradas nesta etapa da vacinação segue o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Ao realizar o agendamento, a pessoa deve se certificar que o seu caso está contemplado nesta fase.

- Anemia falciforme / Talassemia maior
- Diabetes mellitus
- Doença cerebrovascular
- Doença neurológica crônica
- Doença renal crônica
- Doença renal crônica em diálise
- Doenças cardiovasculares
- Fibrose cística
- Hipertensão arterial
- Imunossuprimidos
- Obesidade mórbida (IMC maior ou igual a 40)
- Pacientes oncológicos
- Pessoas com deficiência permanente
- Pessoas com deficiências
- Pneumopatias graves
- Síndrome de Down
- Transplantados