Joinville inicia vacinação de pessoas com comorbidades

Por: Thomas Madrigano

10/05/2021 - 14:05 - Atualizada em: 10/05/2021 - 14:51

Na terça-feira (11), a partir das 10h, as pessoas que têm alguma comorbidade e idade acima de 55 anos podem reservar o horário para receber a vacina contra a Covid-19 em Joinville.

“Como o número de pessoas com comorbidades é grande, estamos fazendo o escalonamento por idade. Neste primeiro momento, estão contempladas as pessoas com comorbidades que tenham 55 anos ou mais”, explicou Jean Rodrigues da Silva, secretário da Saúde de Joinville.

De acordo com a Prefeitura, a reserva da data e do horário deverá ser realizada no site joinville.sc.gov.br.

Ao todo, serão disponibilizadas cerca de 10 mil doses entre quarta-feira e domingo (12 a 16), que serão aplicadas na Central de Imunização de Joinville, no Centreventos Cau Hansen, e em Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), em todas as regiões da cidade.

Com o objetivo de facilitar a imunização das pessoas com comorbidades, alguns grupos serão vacinados nas unidades em que são atendidos.

Nesta segunda-feira (10), os assistidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) receberão as doses na sede da unidade, e entre segunda e quinta-feira (10 a 13), os renais crônicos dialíticos também serão vacinados em seus locais de atendimento.

Comorbidades

Para receber a vacina, será necessário apresentar um documento que comprove a condição.

Serão aceitos atestados ou relatórios médicos que indiquem a comorbidade ou, ainda, prescrição médica, exame ou receita médica em que fique clara a natureza da condição. As receitas médicas devem ter data de emissão inferior a um ano.

No momento do pré-cadastro, que é realizado no site joinville.sc.gov.br, é necessário preencher detalhadamente os dados pessoais, bem como os campos relacionados com a comorbidade apresentada.

Para algumas comorbidades, são solicitados dados específicos ou o detalhamento da condição.

A lista de comorbidades desta fase segue o estabelecido pelo Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Imunização. Para esta etapa, são consideradas comorbidades:

– Anemia falciforme
– Cirrose hepática
– Diabetes mellitus
– Doença cerebrovascular
– Doença renal crônica
– Doenças cardiovasculares
– Hemoglobinopatias graves
– Hipertensão
– Imunossuprimidos
– Obesidade mórbida, com IMC acima de 40
– Pneumopatias crônicas graves
– Síndrome de Down