Joinville inicia vacinação de pessoas acima de 35 anos com comorbidades

Foto: Divulgação

Por: Thomas Madrigano

18/05/2021 - 14:05 - Atualizada em: 18/05/2021 - 14:52

Nesta terça-feira (18), às 16h, a Prefeitura de Joinville vai liberar o agendamento para pessoas com comorbidades, entre 35 e 59 anos, tomarem a vacina contra a Covid-19.

Serão disponibilizadas 6,5 mil doses de vacina para aplicação entre quinta-feira (20) e domingo (23). O agendamento deve ser realizado no site joinville.sc.gov.br.

Também será possível o agendamento de pessoas com 60 anos ou mais, com ou sem comorbidades, que eventualmente não se vacinaram nas etapas já concluídas.

Para as pessoas com 60 anos ou mais, será necessário apresentar documento de identificação com foto, que comprove a idade. Já para aqueles que possuem comorbidade, além do documento, é obrigatório apresentar um documento que comprove a condição.

São aceitos atestados ou relatórios médicos que indiquem a comorbidade ou, ainda, prescrição médica, exame ou receita médica em que fique clara a natureza da condição. As receitas médicas devem ter sido emitidas, no máximo, há dois anos.

Pessoas com doenças imunossupressoras, exceto os que convivem com HIV, devem apresentar laudo médico autorizando a receber o imunizante. Pacientes oncológicos, transplantados e renais crônicos também precisam apresentar recomendação médica.

De acordo com a Secretaria da Saúde de Joinville, quando necessário, é permitido apenas um acompanhante por pessoa, evitando a aglomeração nos locais de vacinação.

Comorbidades

As comorbidades que estão sendo consideradas pela Prefeitura de Joinville seguem o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Ao realizar o agendamento, a pessoa deve se certificar que o seu caso está contemplado nesta fase.

Pessoas com idade entre 18 e 59 anos:
– Síndrome de Down
– Doença renal crônica em diálise
– Fibrose cística
– Transplantados
– Pessoas com deficiência permanente (cadastradas no BPC)

Pessoas com idade entre 35 e 59 anos:
– Anemia falciforme
– Diabetes mellitus
– Doença cerebrovascular
– Doença renal crônica
– Doenças cardiovasculares
– Hipertensão arterial
– Imunossuprimidos
– Obesidade mórbida (IMC maior ou igual a 40)
– Pacientes oncológicos
– Pessoas com deficiências
– Pneumopatias graves

Notícias no celular

Whatsapp

Thomas Madrigano

Jornalista sempre em busca da notícia.