Joinville inicia vacinação contra a gripe

Foto: Divulgação

Por: Thomas Madrigano

12/04/2021 - 15:04 - Atualizada em: 12/04/2021 - 15:08

Nesta segunda-feira (12), Joinville iniciou a vacinação contra a gripe, seguindo a Campanha Nacional de Imunização.

Com o objetivo de evitar aglomerações, a imunização será dividia em etapas. Na maior cidade de Santa Catarina, a expectativa é garantir que mais de 90% do grupo prioritário seja vacinado.

A primeira etapa, que começou hoje, vai até 10 de maio, e contempla, inicialmente, crianças com mais de 6 meses e menos de 6 anos, gestantes e mulheres que tiveram bebê há menos de 45 dias (puérperas).

Os profissionais da saúde serão imunizados em um segundo momento, ainda dentro da primeira etapa.

A vacina contra a gripe será administrada nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) ou na Sala de Vacinação da Vigilância em Saúde, que fica na rua Abdon Batista, 172, Centro.

Conforme a Prefeitura, a vacinação contra a gripe acontece paralelamente à imunização da Covid-19, mas é fundamental respeitar o período de pelo menos 14 dias entre a aplicação de um imunizante e outro.

Outro diferencial está na organização dos processos de imunização: enquanto para receber a vacina da Covid-19 o agendamento é indispensável, para a vacina da gripe não é necessário realizar o agendamento prévio.

Na segunda etapa, que terá início em maio, serão vacinados idosos com 60 anos ou mais e professores.

Já na última etapa, prevista para ser realizada em junho, estão incluídas as pessoas com deficiência, portadores de comorbidades, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores do sistema prisional, jovens sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Mesmo quem já tomou a vacina contra a gripe em anos anteriores precisa se imunizar novamente, uma vez que, além de proteger contra os sintomas graves, o imunizante evita casos de Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B.

A utilização de máscara de proteção e a manutenção do distanciamento social nos locais de vacinação são imprescindíveis para garantir a segurança das pessoas envolvidas no processo de imunização.

No site da prefeitura de Joinville (bit.ly/UBSFJoinville) é possível encontrar os endereços e horários de funcionamento das UBSFs.