Na manhã desta sexta-feira (21), a prefeitura de Joinville começou a instalação das placas da Rota Segura no Centro da cidade. As primeiras instalações foram feitas no cruzamento das ruas XV de Novembro e Do Príncipe, assim como no das ruas Princesa Isabel e Dona Francisca.

Ao todo, serão 21 placas que indicam o caminho para sair das áreas de possíveis alagamentos, durante fortes chuvas. A ação é realizada pela Defesa Civil de Joinville e pelo Departamento de Trânsito (Detrans).

 

 

A instalação das placas no Centro é um projeto-piloto, com objetivo de analisar o funcionamento dessa sinalização, antes de estender para mais partes da cidade.

No entanto, a prefeitura destaca que, diante de uma situação de alagamento, as pessoas devem evitar sair de locais onde estão seguras com destino a outros pontos da cidade.

“Os órgãos de proteção e a Defesa Civil é um deles, sempre orientam que as pessoas aguardem até que a situação esteja normalizada e que não apresente risco para fazer os deslocamentos quando registramos situações que podem colocar em risco a vida e a segurança das pessoas. Enchentes e alagamentos são exemplos disso”, destaca o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter.

No caso do projeto Rota Segura, a existência de uma placa em uma via não significa que ela não está sujeita à inundação. A placa pode estar indicando o caminho da Rota Segura. As placas sem setas indicam que a pessoa já está num local seguro.

As placas com setas funcionam como rotas de fuga. Por exemplo, na rua Dona Francisca, em direção ao Museu de Sambaqui, na altura da rua Lages, terá uma placa indicando para virar à esquerda, porque, em uma situação de inundação, não é possível chegar no museu.

A placa instalada nessa manhã, na rua XV de Novembro, por exemplo, indica para desviar à direita, na rua do Príncipe e seguir em direção a um local livre de alagamento.

Isso porque a região do Terminal Central sofre com alagamentos em decorrência da maré, que quando combinada com a chuva forte, deixa o trecho intransitável.

O mapa da Rota Segura está disponível no site da prefeitura.

Locais que serão instaladas as placas:

Rua Ministro Calógeras com a avenida Juscelino Kubitschek
Rua Jacob Richlin com a avenida Juscelino Kubitschek
Avenida Juscelino Kubitschek com a rua Engenheiro Niemeyer
Rua do Príncipe com a rua Jacob Richlin
2 placas na rua 9 de Março com rua do Príncipe
Rua 9 de Março com a rua São Joaquim
Avenida Juscelino Kubitschek com a rua 9 de Março
Nove de Março com rua João Colin
Rua Rio Branco com Alameda Brüstlein
Rua Rio Branco com Nove de Março
Rua Nove de Março com a rua Itajaí
Rua Henrique Meyer com rua Otto Boehm
Rua XV de Novembro com rua João Colin
Rua João Colin (quadra entre a rua Mário Lobo e a rua XV de Novembro)
Rua Princesa Isabel com a avenida Dr. Albano Schulz
Rua Princesa Isabel com a avenida Hermann August Lepper
Rua Princesa Isabel com a rua Dona Francisca
Rua Princesa Isabel (quadra entre a rua Dona Francisca e a rua do Príncipe)
Rua Dona Francisca com a rua Lages
Rua Max Colin (quadra entre a rua Orestes Guimarães e a rua João Colin)