Joinville homenageia empresário e Corpo de Bombeiros com a Medalha Dona Francisca

Por: Gabriel Junior

09/03/2018 - 06:03 - Atualizada em: 09/03/2018 - 13:57

O empresário joinvilense e ex-senador da República José Henrique Carneiro de Loyola e o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville foram condecorados nesta quinta-feira (8), com a Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca, a maior comenda do município. A cerimônia, realizada no Teatro Juarez Machado, fez parte das comemorações dos 167 anos de Joinville.

Instituída em 1999 pelo prefeito Luiz Henrique da Silveira, a Medalha Dona Francisca tem por objetivo homenagear personalidades que tenham contribuído de forma direta ou indireta para o desenvolvimento da cidade.
O prefeito Udo Döhler destacou a importância dessas duas personalidades homenageadas para o município, porque são exemplos de dedicação e benefício à população.

José Henrique Carneiro de Loyola é empresário, ex-senador da República, ex-secretário de Estado e ex-vice-prefeito de Joinville. É controlador da Companhia Fabril Lepper, em Joinville, e diretor-presidente e controlador da Fiação São Bento S/A, em São Bento do Sul (SC). Nascido em 1932, ao longo de sua trajetória destacou-se como líder empresarial em Santa Catarina, com forte presença nas áreas social e política da região, incluindo as presidências da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville e da EETT/Sociesc. O empresário agradeceu a homenagem e também valorizou a história dos bombeiros.

Cerimônia, realizada no Teatro Juarez Machado, fez parte das comemorações dos 167 anos de Joinville | Foto Divulgação

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville é a mais antiga corporação do gênero no Brasil. Fundada em 13 de julho de 1892, completou 125 anos de serviços prestados à comunidade em 2017. A corporação conta hoje com contingente de 1.700 pessoas entre Bombeiros Mirins, banda, voluntários operacionais, efetivos contratados, brigadistas industriais e pessoal de apoio administrativo. “Com muita honra recebemos esta homenagem. Somos uma instituição que nasceu da sociedade para servir a ela”, falou na homenagem o presidente da corporação, Moacir Thomasi. As informações são da Prefeitura de Joinville.