A Prefeitura de Joinville está avançando na ampliação do programa Moradia Legal, que reúne as iniciativas relacionadas com a política habitacional do município.
Por meio de um convênio com a iniciativa privada, as famílias registradas no Cadastro Habitacional poderão adquirir imóveis com condições diferenciadas.
A parceria foi possibilitada por meio do Edital de Credenciamento 167/2022, que foi aberto no mês de fevereiro e permanece disponível para o cadastramento de construtoras, empreiteiras ou imobiliárias que queiram comercializar unidades habitacionais.
O objetivo é ajudar a reduzir o déficit de moradias do município.
“Por meio desta parceria com a iniciativa privada, nós vamos conseguir avançar no programa habitacional de Joinville, possibilitando que diversas famílias possam adquirir seus imóveis e realizar o sonho da casa própria”, destaca Rodrigo Andrioli, secretário de Habitação.
O principal benefício para as famílias que se enquadrarem nas condições estabelecidas pelo programa Casa Verde e Amarela, do Governo Federal, é a taxa de juros reduzida em comparação aos percentuais praticados pelo mercado.

Foto Ilustrativa/Pexels
Para cotistas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a taxa é ainda menor.
O primeiro convênio firmado para esta modalidade foi com a Construtora Roma, que possui projeto para a construção de condomínio com 80 apartamentos no bairro Boehmerwald.
O empreendimento atenderá, preferencialmente, as famílias cadastradas na Secretaria de Habitação que possuem renda superior a três salários mínimos.
Uma vez devidamente habilitada junto à Secretaria de Habitação de Joinville, a Construtora Roma está apta para entrar em contato com as famílias do Cadastro Habitacional que se enquadram nos critérios deste empreendimento para que possa apresentar o projeto e orientar os interessados sobre as etapas necessárias para a aquisição dos imóveis.
Cadastro Habitacional
Todas as informações, critérios e a documentação necessária para ingressar no Cadastro Habitacional da Prefeitura de Joinville estão disponíveis no site da Prefeitura ou diretamente na sede da Secretaria de Habitação, (rua Dr. João Colin, 2700 – Santo Antônio), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.