Joinville fará mutirão para aplicar mais de 15 mil doses de vacina no fim de semana

Foto: Divulgação

Por: Thomas Madrigano

29/09/2021 - 12:09 - Atualizada em: 29/09/2021 - 12:58

De sexta-feira até domingo (1º a 3/10), a Prefeitura de Joinville vai aderir à estratégia de mutirão proposta pela Secretaria de Estado da Saúde para avançar na vacinação da população contra a Covid-19.

Ao todo, estão previstas as aplicações de mais de 15 mil doses, sendo 2,5 mil primeiras doses e 13 mil segundas doses, além da demanda espontânea para dose de reforço.

Primeira dose

Na quarta-feira (29/9), a Secretaria da Saúde de Joinville vai disponibilizar o agendamento de 2,5 mil doses para adolescentes, por meio do site joinville.sc.gov.br. Estas vacinas serão aplicadas sábado e domingo (2 e 3/10), na Central de Imunização Tupy.

As vagas serão disponibilizadas de forma escalonada, a partir das 18h, e o agendamento para os adolescentes com idade entre 12 e 17 anos com comorbidades estará liberado enquanto houver vagas.

Quarta-feira (29/9)

– 18h: Disponibilização de 2,5 mil doses para pessoas com 14 anos ou mais.
– 20h: Se ainda houver doses, disponibilização para pessoas com 13 anos ou mais.

Segunda dose

A aplicação das segundas doses também vai avançar durante o mutirão. Mais de 13 mil pessoas possuem agendamento para receber a segunda dose da vacina entre sexta-feira e domingo (1º a 3/10) nas Centrais de Imunização e nas Unidades Básicas de Saúde da Família.

Estão contempladas pessoas que anteciparam a aplicação da vacina da Pfizer para o intervalo de 8 semanas e também aqueles que tiveram a data antecipada em função do feriado.

Para consultar qual o horário que está confirmado para a segunda dose, o usuário deve acessar o site joinville.sc.gov.br, selecionar a opção “Vacina Covid-19”, digitar o número do CPF e confirmar o nome da mãe. Uma tela, com o dia, o horário e o local, será exibida na sequência.

Caso a pessoa não tenha disponibilidade em receber a dose na data agendada, é possível fazer o reagendamento on-line assim que passar o dia marcado. O caminho para o acesso pelo site é o mesmo, devendo o usuário selecionar a opção de reagendamento, que estará disponível no rodapé da página.

Dose de reforço

Durante o fim de semana (2 e 3/10), a aplicação das doses de reforço por demanda espontânea será realizada na Central de Imunização Tupy, no bairro Boa Vista, das 8h às 17h.

Podem receber a dose de reforço os idosos com 70 anos ou mais que receberam a segunda dose antes de 1º/4 e os imunocomprometidos que concluíram a vacinação com duas doses ou dose única antes de 3/9.

A aplicação da vacina respeitará a ordem de chegada, não sendo necessário agendamento para receber a dose de reforço. Para receber o imunizante, é preciso apresentar documento de identificação com foto e carteira de vacinação. As pessoas imunocomprometidas também precisam apresentar declaração médica.

São considerados pacientes imunocomprometidos com alto grau de imunossupressão, contemplados para receber a dose de reforço 28 dias após a última dose do esquema vacinal, pessoas com as seguintes condições: imunodeficiência primária grave, em quimioterapia, em hemodiálise, transplantados de órgão sólido ou células tronco em uso de drogas imunossupressoras, HIV/Aids (CD4 menor que 200 cels/mm3), em uso de corticoide (dose maior ou igual a 20 mg/dia de prednisona ou equivalente por mais de 14 dias), uso de drogas modificadoras de resposta imune ou com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Fonte: Prefeitura de Joinville