Na manhã desta quarta-feira (5), a prefeitura de Joinville entregou 641 títulos de regularização fundiária no bairro Boa Vista.

Este é o maior lote de regularização já entregue pelo município. Desde o início do ano passado, 1.794 joinvilenses foram beneficiados com a ação, que faz parte do Moradia Legal, o programa habitacional da prefeitura

 

 

“São famílias que recebem a dignidade nas mãos. Sem o documento, essas famílias não conseguem entrar no mercado formal financeiro, vender sua casa para alguém que queira financiar, ou até pegar um empréstimo para reforma”, exemplifica o prefeito Adriano Silva.

O prefeito também destacou que Joinville tem se tornado referência no Brasil quando o assunto é Regularização Fundiária.

“Estamos recebendo o pessoal da cidade de Navegantes, já tivemos aqui representantes de cidades de São Paulo e outros estados vendo de que forma nós fazemos esse trabalho. O time da Secretaria de Habitação tem feito um grande trabalho de transformação para que isso tudo ocorra”, complementa.

Há 21 anos moradora da rua Santa Mônica, no bairro Boa Vista, a aposentada Mazilda Duarte comemorou o recebimento do título.

“O sentimento é de felicidade, porque a gente vai se sentir o dono da propriedade. A gente construiu, investiu, mas não tinha aquele valor porque não tinha escritura. A escritura é muito importante para o imóvel. Hoje eu e minha família estamos muito felizes porque vamos ser os proprietários legalmente”, diz Mazilda.

Quem também tem uma história de vida no Boa Vista é a Silvani Baifus, que mora no local há 40 anos.

“Tudo mangue, tinha que andar em cima dos carreirinhos. As casas eram todas de madeira. A gente nem conhecia caranguejo, porque lá no Paraná era só roça. Agora tá tudo com asfalto, tudo tranquilo. Com o documento fica ótimo, maravilha”, comenta a aposentada.

Para Laércio da Silva, o sentimento também é de satisfação. “É um orgulho para nós receber esse título. Além do mais, a minha rua, a Pedro Álvares Cabral, está sendo asfaltada. Foi feito todo o saneamento básico, coisa que a gente jamais imaginou que um dia iríamos receber. É um sentimento de dignidade”, reforça.

Os 641 lotes da Urbanização Boa Vista III englobam moradores de 17 ruas e quatro servidões adjacentes do bairro.

“Para nós, são 641 famílias que há 31 anos aguardavam por esse momento e agora realizam o sonho da moradia digna. Temos muito o que fazer ainda, mas Joinville avança significativamente na Regularização Fundiária", explica o secretário de Habitação de Joinville, Rodrigo Andrioli.