Neste sábado (15), a partir das 16h, por meio do site joinville.sc.gov.br, a Prefeitura de Joinville disponibiliza mais 3,5 mil horários para o agendamento da imunização contra a Covid-19, As doses serão aplicadas entre segunda (17) e quarta-feira (19).

O agendamento poderá ser realizado por pessoas com idade entre 40 e 59 anos que possuem alguma comorbidade. Também será possível o agendamento de pessoas com 60 anos ou mais, com ou sem comorbidades, que eventualmente não se vacinaram nas etapas já concluídas.

Para as pessoas com 60 anos ou mais, será necessário apresentar documento de identificação com foto, que comprove a idade. Já para aqueles que possuem comorbidade, além do documento, é obrigatório apresentar um documento que comprove a condição.

São aceitos atestados ou relatórios médicos que indiquem a comorbidade ou, ainda, prescrição médica, exame ou receita médica em que fique clara a natureza da condição. As receitas médicas devem ter sido emitidas, no máximo, dois anos atrás.

Pessoas com doenças imunossupressoras, exceto os que convivem com HIV, devem apresentar laudo médico autorizando a receber o imunizante. Pacientes oncológicos, transplantados e renais crônicos também precisam apresentar recomendação médica.

A Secretaria da Saúde de Joinville reforça que, quando necessário, é permitido apenas um acompanhante por pessoa, evitando a aglomeração nos locais de vacinação.

Comorbidades

As comorbidades consideradas pela Prefeitura de Joinville seguem o estabelecido pelo Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Imunização. É importante que, ao realizar o agendamento, a pessoa confira se o seu caso está contemplado nesta fase.

Pessoas com idade entre 18 e 59 anos:
- Síndrome de Down
- Doença renal crônica em diálise
- Fibrose cística
- Transplantados
- Pessoas com deficiência permanente (cadastradas no BPC)

Pessoas com idade entre 40 e 59 anos:
- Anemia falciforme
- Diabetes mellitus
- Doença cerebrovascular
- Doença renal crônica
- Doenças cardiovasculares
- Hipertensão arterial
- Imunossuprimidos
- Obesidade mórbida (IMC maior ou igual a 40)
- Pacientes oncológicos
- Pessoas com deficiências
- Pneumopatias graves