Joinville cria Gabinete de Crise e amplia medidas de combate à pandemia

Foto: Divulgação

Por: Thomas Madrigano

23/02/2021 - 18:02 - Atualizada em: 23/02/2021 - 18:27

Em razão da pandemia de coronavírus, a Prefeitura de Joinville instituiu, nesta terça-feira (23), o Gabinete de Crise, liderado pelo prefeito Adriano Silva.

O gabinete é composto por cinco Comitês Estratégicos: Gestão Hospitalar, Ação e Fiscalização, Assistência Social, Gestão Econômica e Comitê Integrado de Operações.

 

 

Conforme a prefeitura, o objetivo é garantir respostas adequadas e rápidas a partir do monitoramento da evolução dos casos, da ocupação dos leitos nas redes pública e privada e da capacidade de atendimento na rede hospitalar.

“O momento exige atenção e cautela. Nós trabalhamos com muita responsabilidade na gestão da pandemia de Covid-19. Por isso, o pedido é que a população respeite as medidas de enfrentamento à doença, principalmente evitando aglomerações, utilizando máscara e fazendo a higienização correta das mãos”, disse o prefeito.

Mais medidas

Além da implantação do Gabinete de Crise, estão suspensas as cirurgias eletivas de alta e média complexidade em todos os hospitais de Joinville, conforme as recomendações do Governo do Estado.

Cirurgias de urgência e emergência, além dos procedimentos considerados “tempo-sensíveis”, que são aqueles em que a vida do paciente pode estar em risco, continuam sendo realizados.

Outro ponto importante é o aumento na agilidade dos resultados da testagem. O município realizará testes antígenos para diagnóstico.

Para este exame, é realizada a coleta de material nas narinas para detectar a presença de uma proteína da SARS-CoV-2. O resultado positivo indica que o paciente está com a doença naquele momento e precisa ser isolado. O resultado é liberado em aproximadamente uma hora.

O município também articula uma parceria com a Universidade da Região de Joinville (Univille) para que o mapeamento genético do vírus seja realizado na cidade. O objetivo é monitorar com mais agilidade a circulação do vírus em território joinvilense.

 

Responsáveis pelos comitês

Gabinete de crise – Adriano Silva (prefeito de Joinville)

Comitê de Gestão Hospitalar – Jean Rodrigues da Silva (secretário da Saúde)

Comitê de Ação e Fiscalização – Paulo Rogério Rigo (secretário de Proteção Civil e Segurança Pública)

Comitê de Gestão Econômica – Marcel Virmond Vieira (secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável)

Comitê de Assistência Social – Fabiana Cardozo (secretária de Assistência Social)

Comitê Integrado de Operações – Gilberto Leal (secretário de Governo)

Fonte: Prefeitura de Joinville