Joinville conta com novo equipamento para medição de maré

Marégrafo foi instalado no Joinville Iate Clube (JIC) | Foto Joinville Iate Clube/Arquivo

Por: Gabriel Junior

13/03/2019 - 12:03 - Atualizada em: 13/03/2019 - 12:59

Joinville tem um novo equipamento para captar informação sobre a variação de marés, com a vantagem de serem disponibilizadas na internet. No dia 8 de março, o marégrafo foi instalado no Joinville Iate Clube (JIC), graças a uma parceria da Prefeitura de Joinville, por meio da Defesa Civil do município, e a Epagri/Ciram, contando com o espaço cedido pelo JIC.

Alimentado por energia solar, o marégrafo mede a variação da maré por meio de um sensor. “Os dados coletados são transmitidos via modem para Florianópolis, onde são validados por técnicos e disponibilizadas no site do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina”, explica o engenheiro da Defesa Civil de Joinville Dieter Klostermann.

Deste modo, qualquer pessoa pode verificar como está a situação da maré. No site, também é possível acompanhar as informações das outras Estações Maregráficas instaladas no litoral do Estado. Anteriormente, o ponto mais próximo de Joinville, usado como referência, era o de São Francisco do Sul. É possível verificar os gráficos da maré prevista, com base nas leituras anteriores, e da que está se efetivando. A atualização ocorre a cada 15 minutos.

Desde 2012, a Defesa Civil de Joinville faz a leitura da maré com um Marégrafo, instalado com recursos do governo municipal, que funciona por pressão do volume da água e transmissão via sinal de rádio. Como fica imerso na água, exige maior manutenção, mas será mantido, no ponto ao lado onde foi colocado o novo equipamento, para comparação de dados.

Quer receber as notícias no WhatsApp?