O Dia D de vacinação contra a Covid-19, Influenza e o Sarampo, ocorrido no sábado (30), movimentou seis unidades de saúde em diferentes regiões de Joinville, além da Central de Imunização do Centreventos Cau Hansen.

Foram aplicadas, ao todo, 4.354 doses, sendo 1.380 contra a Covid-19, 2.183 contra a Influenza e 791 contra o Sarampo.

O aposentado Francisco Boscardin, de 80 anos, foi até a UBSF Bakhita, no Boa Vista, para receber a vacina contra a Gripe.

“O pessoal me falou que ia ter um mutirão hoje e achei ótimo, é bem rápido, não esperei. Todo ano tomo a vacina da gripe para me proteger”, disse.

Francisco estava acompanhado da filha Gabriela, que aproveitou para receber uma dose de reforço da vacina contra o Sarampo e também a da Gripe.

“Sou fonoaudióloga e trabalho durante a semana inteira, então no sábado posso acompanhar meu pai, meu parceiro de vacina”, disse Gabriela Boscardin.

O fluxo de crianças foi grande também. A pequena Alice, de apenas 8 meses, recebeu as vacinas contra o Sarampo e a Influenza.

“Ela chorou só um pouquinho. A gente acha muito importante a proteção pra ela. Vi na internet que a unidade estaria aberta no sábado e foi bem melhor, porque eu trabalho o dia inteiro e meu marido também”, conta a mãe da Alice, Camila Cortes.

Além do Bakhita, as Unidades de Pirabeiraba, João Costa, Cubatão e Vila Nova Sede atenderam a população.

Quem pode se vacinar

Quem faz parte dos grupos prioritários e não recebeu o imunizante no sábado, pode procurar durante a semana as Unidades Básicas de Saúde da Família em todas as regiões da cidade.

A vacina contra a Influenza (gripe) contempla idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses até 4 anos, professores e trabalhadores de escolas públicas e privadas, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com deficiência, caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo e portuários.

A do Sarampo pode ser aplicada para trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses até 4 anos.

Já a vacina contra a Covid-19 abrange pessoas com 5 anos ou mais. No site da Prefeitura (www.joinville.sc.gov.br/coronavirus) é possível encontrar as orientações detalhadas sobre os intervalos entre as doses.

Central de Imunização encerra atividades

Desde domingo (1º/5), a Central de Imunização do Centreventos Cau Hansen, estratégia implantada pela Secretaria da Saúde de Joinville em 5 de fevereiro de 2021 para otimizar a aplicação de vacinas contra a Covid-19, foi desativada. Cabe destacar que a maior parte da demanda já estava sendo atendida pelas Unidades Básicas.

O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira em todas as UBSFs, com exceção das unidades do Jativoca e Morro do Amaral. A lista completa com os endereços e horários de atendimento pode ser consultada no site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/ubsfjlle).