Joinville amplia público de testagem para Covid-19

Foto Divulgação

Por: Elissandro Sutil

27/05/2020 - 17:05

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Saúde, publicou nova Nota Técnica com atualizações sobre os critérios de definição de caso para notificação e realização de exames para diagnóstico de Covid-19.

O documento segue as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde de Santa Catarina, e traz como destaque a ampliação do público para testagem do novo coronavírus.

De acordo com o Serviço de Vigilância Epidemiológica, o direcionamento do uso de insumos para testagem levou em consideração a população do município com maior risco para desenvolver a doença, bem como a priorização da força de trabalho dos serviços essenciais.

Com a nova orientação, a realização de testes passa a acontecer de forma mais abrangente, envolvendo familiares de profissionais da saúde, sintomáticos ou diagnosticados com a Covid-19; indivíduos residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), onde haja casos suspeitos ou confirmados da doença; gestantes de alto risco sintomáticas; profissionais das forças de segurança e salvamento; e pessoas com quadro de síndrome gripal moderada, conforme avaliação médica.

Em Joinville, os testes são realizados no Centro de Triagem da Covid-19, nos Pronto Atendimentos (Pas), pacientes nos hospitais e na Unidade da Saúde do Servidor (exclusivo aos servidores municipais em licença médica).

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul