Joinville abre pesquisa pública sobre preservação ambiental

Por: OCP News Jaraguá do Sul

02/05/2018 - 09:05 - Atualizada em: 02/05/2018 - 09:50

Todo cidadão de Joinville que se importa com a preservação ambiental da cidade e gostaria de fazer sugestões, apontar problemas e desafios para melhorar a qualidade dos recursos naturais terá a oportunidade se manifestar diretamente à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama).

Até o dia 31 de julho, a Prefeitura de Joinville realiza consulta pública via internet sobre a percepção ambiental. Por meio de um formulário eletrônico será possível participar da pesquisa apontando o que vê de bom ou ruim relacionado com o meio ambiente. Depois de compilados, os dados ficarão disponíveis no site.

A consulta é inédita e foi idealizada pela Unidade de Desenvolvimento de Gestão Ambiental da Sama. Depois de consolidadas, as informações serão aplicadas na elaboração de políticas públicas ambientais e projetos que visem a educação, preservação e ações de recuperação.

Além da consulta via internet, a Unidade de Gestão Ambiental disponibilizará espaços para atendimento presencial rotativo em pontos estratégicos como sede da Prefeitura, Univille (Universidade de Joinville) e sede da Sama.

Na consulta pública são apresentadas perguntas relacionadas com elementos fundamentais que integram o meio ambiente como água, solo, ar, resíduos, fauna, flora, bem-estar animal e educação ambiental.

As informações servirão de subsídio para mapeamento de pontos críticos dentro do território do município, onde já estão implantadas sete Unidades de Preservação na Serra Dona Francisca, Morro do Boa Vista, Morro do Iririú, Morro do Finder, Parque Rolf Colin, Morro do Amaral e Parque da Caieira.

*Com informações da Prefeitura de Joinville