Joinville abre novos horários para vacinação contra a Covid-19

Foto: Divulgação

Por: Thomas Madrigano

22/05/2021 - 06:05 - Atualizada em: 22/05/2021 - 06:49

Neste sábado (22), a partir das 11h, a Prefeitura de Joinville abre novos horários para o agendamento da vacinação contra a Covid-19, por meio do site joinville.sc.gov.br. Ao todo, serão disponibilizadas 2 mil doses.

Pessoas entre 35 e 59 anos com comorbidades serão imunizadas na segunda-feira (24). Na terça e na quarta-feira (25 e 26), será a vez dos profissionais da saúde.

Seguindo uma determinação do Ministério da Saúde, as doenças neurológicas crônicas passaram a ser consideradas no grupo das comorbidades.

Desta forma, estão contempladas pessoas com doenças neurológicas crônicas que impactam na função respiratória, pessoas com paralisia cerebral, esclerose múltipla ou condições similares, além de doenças hereditárias degenerativas do sistema nervoso central ou muscular.

Pessoas com comorbidades devem apresentar um documento que comprove a condição. São aceitos atestados ou relatórios médicos que indiquem a comorbidade ou, ainda, prescrição médica, exame ou receita médica em que fique clara a natureza da condição.

As receitas médicas devem ter sido emitidas, no máximo, dois anos atrás.

Já os profissionais da saúde precisam apresentar documento que comprove o vínculo ativo com estabelecimentos de saúde, como crachá, holerite ou declaração.

Também serão aceitas carteiras profissionais das categorias. Para estagiários ou residentes, será necessário apresentar declaração do estabelecimento de saúde que estão atuando no momento.

Pessoas com doenças imunossupressoras, exceto os que convivem com HIV, devem apresentar laudo médico autorizando a receber o imunizante. Pacientes oncológicos, transplantados, renais crônicos, gestantes e puérperas também precisam apresentar recomendação médica.

Comorbidades

As comorbidades que estão sendo consideradas pela Prefeitura de Joinville seguem o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Ao realizar o agendamento, a pessoa deve se certificar que o seu caso está contemplado nesta fase.

Pessoas com idade entre 18 e 59 anos:
– Doença renal crônica em diálise
– Fibrose cística
– Pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC
– Síndrome de Down
– Transplantados
– Gestantes e puérperas com comorbidades

Pessoas com idade entre 35 e 59 anos:
– Anemia falciforme
– Diabetes mellitus
– Doença cerebrovascular
– Doença neurológica crônica
– Doença renal crônica
– Doenças cardiovasculares
– Hipertensão arterial
– Imunossuprimidos
– Pessoas com deficiência permanente não cadastradas no BPC