Joinville abre Central de Atendimento ao Viajante

Por: Thomas Madrigano

27/07/2022 - 19:07 - Atualizada em: 27/07/2022 - 19:59

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde, oferece um novo serviço aos cidadãos: a Central de Atendimento ao Viajante (CAV). Localizada na Sala Central de Imunização (rua Abdon Batista, 172, Centro), a CAV disponibiliza todas as orientações e cuidados com a saúde que o viajante deve tomar no país para onde irá se deslocar, bem como, as vacinas necessárias para entrar nesse local.

Aberta de segunda a sexta-feira, das 7h as 18h, na CAV a pessoa comunicará aos servidores da unidade sobre o destino de sua viagem. Ela será informada então sobre as doenças comuns (como febre amarela, influenza, malária e sarampo, por exemplo) nesse local e as medidas preventivas que deve tomar antes da viagem.

Também receberá instruções sobre os cuidados que deve tomar durante a permanência no destino e recomendações para um retorno seguro ao Brasil. Todas as vacinas necessárias para a viagem serão aplicadas na própria Central de Atendimento ao Viajante, algumas delas serão mediante agendamento.

 

 

“O cidadão que deseja fazer uma viagem internacional deve ficar atento às exigências na área da saúde do país de destino. É importante conhecer, com antecedência, os cuidados em relação à profilaxia das doenças nesses lugares”, explica Nicoli dos Anjos, coordenadora da Área Central de Imunização.

O educador físico Maykon Luiz da Silva Engelke, que viajará para o Chile, usou os serviços da Central de Atendimento ao Viajante. “A experiência foi boa. Fui bem recebido, atendimento foi ágil e solícito e estou aguardando agora a viagem”, elogia Maykon.

Na CAV, é feita a emissão do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia – Febre Amarela. A unidade dispõe ainda de alertas internacionais sobre surtos de doenças.