Jaraguaenses participam do Fantástico e comentam caso de sementes vindas da China

Em meados de setembro, um casal de jaraguaenses recebeu uma encomenda em casa, cuja compra eles não lembravam. O pacote continha nome completo, endereço e vários ideogramas em chinês.

A embalagem indicava que haviam brincos em seu interior, mas, na verdade, o que estava no interior eram sementes.

O caso em Jaraguá do Sul foi o primeiro as ser registrado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e agora, já são 39 situações semelhantes reportadas.

 

 

Nas últimas semanas, moradores de outros 23 estados brasileiros e do Distrito Federal, também relataram terem recebido sementes estranhas.

As encomendas não solicitadas foram registradas também em outros países. Geralmente, os brasileiros que recebem essas caixas ou pacotes, fizeram compras pela internet em sites chineses nos últimos meses

Participação no Fantástico

Neste domingo (4), o casal jaraguaense participou do Fantástico, da Rede Globo, e comentou o caso.

Na reportagem, a professora de inglês, Bruna Zapella diz ter ficado assustada, pois, poderia ser algum tipo de praga.

Os jaraguenses aparecem aos 1 minuto e 9 segundos da reportagem | Foto: Reprodução GloboPlay

No caso em Jaraguá do Sul, foram recebidos dois tipos de semente. “Uma maiorzinha, parecendo uma semente de café e uma bem pequenininha, parecia, talvez, semente de pimenteira”, comenta a jaraguaense à reportagem.

O marido da jaraguaense, Gabriel Luís Zapella, comenta ter pensado na possibilidade de contaminação, caso as sementes acabassem caindo em algum lugar.

Atualizações sobre o caso e recomendações

A reportagem de Murilo Salviano, diz que o Ministério da Agricultura confirma que os pacotes vieram da Ásia e até o momento, 199 amostras foram recolhidas no Brasil.

A recomendação para aqueles que receberem estas sementes no futuro é de que não as joguem no lixo comum, que entre em contato com a agência de defesa agropecuária do estado – que fará o recolhimento das amostras – e que não plante as sementes desconhecidas.

Foto: Reprodução GloboPlay

Algumas sementes, no entanto, já foram plantadas e há um caso em que a planta é semelhante a uma espécia presente no Brasil, mas não é a mesma. No entanto, as hipóteses de serem plantas exóticas e causarem prejuízos no meio ambiente e na agricultura.

Todas as amostras recolhidas são levadas a um laboratório do Ministério da Agricultura, em Goiânia. Lá, os técnicos analisam que sementes são e se estão contaminadas com algum fungo ou bactéria.

Até a publicação da reportagem do Fantástico, as análises não ficaram prontas, mas, a equipe conseguiu informações de que foram encontrados fungos em algumas amostras.

O envio das sementes pode ser parte de um sistema de fraude nos sites de compras | Foto: Reprodução GloboPlay

Os pacotes podem fazer parte de uma fraude que tem como objetivo posicionar melhor os produtos dos sites de vendas. Contas falsas são criadas e as caixas enviadas a endereços de pessoas que compraram em determinado site.

Após o recebimento, a avaliação do produto é disponibilizada e as contas falsas avaliam bem os produtos do site para que fiquem mais bem posicionados no ranking dos mais vendidos.

Assista aqui à reportagem

Foto: Reprodução GloboPlay

Fonte: G1

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul