Jaraguaenses ainda não usam a CNH digital no dia a dia

Por: Leonardo Koch

22/03/2019 - 05:03

O Detran de Santa Catarina divulgou nesta quinta-feira (21), um novo aplicativo que pretende facilitar a vida de muitos motoristas. Trata-se da versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV).

O novo serviço está disponível com à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). A CNH digital, lançada no começo de 2018, permite que o condutor dirija portando apenas o documento no celular ou outro dispositivo eletrônico.

Da mesma maneira, o CRLV digital também permitirá que o condutor tenha apenas a versão online do documento que fornece o número de registro do veículo que é válido em todo o território nacional.

Aplicativo integra documentos essenciais para quem dirige | Foto Divulgação/Detran-SC

De acordo com o comandante da 1ª Companhia do 14º Batalhão de Polícia Militar, capitão Antônio Benda da Rocha, os condutores jaraguaenses ainda estão se adaptando aos novos recursos digitais. “Estes aplicativos estão em processo de implantação e muitos motoristas ainda são leigos no assunto”, explica.

Para ele, a versão digital de documentos como a CNH e o CRLV facilita a vida dos condutores e da polícia. O uso do aplicativo ainda não é percebido durante as abordagens, mas o capitão acredita que a situação deve mudar. “Em um curto prazo acredito que todos  terão acesso ao serviço”, afirma.

Ativo nas redes sociais, o governador Carlos Moisés da Silva comemorou o lançamento do aplicativo em sua página no Facebook.

“Cada vez mais vamos usar a tecnologia a favor da população para prestar melhores serviços. Santa Catarina é referência em inovação e, agora, o governo também caminha nesse sentido. É a simplicidade e agilidade fazendo parte do serviço público”, comentou.

Como funciona

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente na loja Google Play, nos celulares com o sistema Android, ou pela App Store, nos aparelhos iOS. Para se cadastrar, é necessário preencher os dados do usuário, o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e o código de segurança impresso no documento físico.

O Detran de Santa Catarina ressalta que para dar continuidade ao cadastramento é preciso estar com a documentação veicular em dia. Os documentos digitais contêm as  mesmas informações da versão de papel.

Segundo o órgão, o documento pode ser acessado mesmo sem internet. O usuário também poderá ter mais de um CRLV eletrônico no celular.

Santa Catarina é o 11ª estado a utilizar este recurso.  A expectativa é que até 30 de junho todos os Detrans do país adotem este modelo.

Como obter a CNH e o CRLV digital

Para o usuário que não possui a CNH Digital

  1. Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) na App Store ou Google Play;
  2. Efetue o cadastro de usuário no próprio aplicativo;
  3. Adicione o CRLV, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).

Para o usuário que já possui a CNH Digital

  1. Atualize o aplicativo para a versão da Carteira Digital de Trânsito, caso a opção de atualização automática não esteja acionada no dispositivo;
  2. Adicione o CRLV Digital, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?