O atleta André Jordí Volkmann, do Clube de Xadrez Jaraguá/Secel, consagrou-se vice-campeão do Torneio Blitz, categoria sub 18 masculino, no Festival Brasileiro de Xadrez da Juventude (Fenaj), disputado de 29 de março a 1º de abril, no Clube de Xadrez de São Paulo, na capital paulista. O jaraguaense ainda obteve a sexta colocação no Torneio Pensado, na mesma competição, que reuniu enxadristas do Distrito Federal e de 11 estados: Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Além de André, também os atletas do Clube de Xadrez Jaraguá/Secel, Gustavo Ponstein Döge e Lucas Fonseca Piccoli, integraram a delegação de Santa Catarina, chefiada pelo presidente da Federação Catarinense de Xadrez, Deola Borges. Os dois competiram na categoria 16 masculino, em que Lucas conseguiu sexto lugar no Blitz e 11º no Pensado, enquanto Gustavo ficou com a 12ª posição no Blitz e 25ª no Pensado. Salientando que somente os melhores atletas de cada estado brasileiro competiram nesse evento, a técnica da equipe, Karina Daniela Kanzler Ferreira, avaliou que os atletas tiveram bom desempenho.
“André vem se destacando desde ano passado em sua categoria, juntamente com o Lucas e Gustavo. Acredito que foi um bom resultado no ritmo Blitz e iremos ajustar os erros no Pensado, para obterem melhores resultados", acrescentou a técnica.
No Torneio Pensado, a partida de xadrez dura até quatro horas, em média, destinando-se uma hora e 30 minutos para cada jogador, com acréscimo de 30 segundos por jogada. Já no Torneio Blitz, a duração de uma partida é de até dez minutos, em média, com três minutos para cada jogador e acréscimo de dois segundos por jogada. O próximo compromisso do Clube de Xadrez Jaraguá/Secel é o Circuito Rápido e Blitz Froebel, em São Bento do Sul/SC, nesse sábado (7). *Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul