Jaraguaense de 61 anos supera a Covid-19 após 52 dias internado

Por: Elissandro Sutil

28/05/2021 - 13:05 - Atualizada em: 28/05/2021 - 17:55

Mais um caso de superação da Covid-19 em Jaraguá do Sul é o de Acir Toledo, natural de Pinhão (PR), de 61 anos, que venceu a doença após 52 dias internado no Hospital São José.

 

Acir começou a passar mal no dia 4 de abril, domingo de Páscoa, e deu entrada no hospital com a saturação baixa. Já entrou na ala da Covid-19 para receber oxigênio. No dia seguinte, ele deu entrada na UTI do Covid-19, pois estava com 70 % do pulmão comprometido pela doença.

“Depois dali foram dias difíceis. No dia 9 de abril recebo ligação da médica avisando que ele havia sido intubado. Nosso mundo parou, a gente já não sabia o que era dormir, já não sabia o que era comer”, contou sua filha, Rafaela.

Foto: Reprodução/Redes Sociais.

Duas semanas depois, Acir acordou da intubação e foi deslocado para a UTI 3, destinada a pessoas que estão se recuperando do vírus. Para a Rafaela, foi um grande susto encontrar o pai naquele estado, “jamais imaginava que veria ele na cama de um hospital de novo”, nas palavras dela.

Para a surpresa da família, ele foi novamente intubado no dia 26 de abril e precisou passar por traqueostomia. Os dias se passavam e seu quadro variava com frequentes melhos e pioras. Dez dias depois ele foi para o quarto, depois de melhorar rapidamente.

Por conta de uma úlcera, Acir perdeu muito sangue e ficou com a pressão baixa no dia 17 de maio. Precisou ser transferido para outra UTI, pois precisava de acompanhamento 24 horas por dia. Somente 52 dias depois, nesta quarta-feira (26), Acir recebeu alta do hospital.

Nas redes sociais Rafaela comemorou o retorno do pai para casa.

“Nosso gato já gastou 4 vidas. Deus ainda tem um propósito na sua vida pai, ele cuida daqueles que são seus. Gratidão a Deus nesse momento maravilhoso, parabéns por lutar pela sua vida, por ter muita vontade de viver, sei que não foi fácil ficar sozinho numa UTI. Agora é focar na sua recuperação e logo logo tudo volta normal e vamos fazer tudo aquilo que você tanto quer. Gratidão a todos do Hospital São José”, disse Rafaela.