Jaraguá do Sul é um berço de talentos em diversas áreas. Um destes exemplos é a jaraguaense Lara Dalmônico, de 16 anos, que mesmo tão jovem vem ganhando destaque no cenário musical do Estado.

Vinda de uma família de musicistas e como não podia deixar se ser, também acabou se apaixonando por música desde os quatro anos de idade. Naquela época, Lara gostava de cantarolar pela casa, mas seus pais achavam comum para a idade.

Aos sete anos, mesmo sendo muito tímida, passou a cantar sempre que podia, inclusive em sala de aula. Então, quando completou oito anos, seus pais a inscreveram no seu primeiro Festival da Canção, para cantar sua música favorita até hoje: O Caderno, de Toquinho.

A mãe, Angela Dalmônico, conta que no início Lara recebeu muito apoio. "Uma das pessoas que incentivou bastante a Lara no começo, foi o professor e maestro Genival dos Santos. Ele oportunizou ela a cantar em duas ocasiões com a orquestra do Colégio Evangélico Jaraguá, o que a deixou muito feliz", lembra Angela.

Foto Divulgação

De lá para cá, foram 12 participações em Festivais de Canção, entre municipais e escolares.

Em 2016, Lara também participou de uma seletiva para o The Voice Kids, que ocorreu em São Paulo.

Aperfeiçoamento

Quando fez nove anos de idade, entrou para o coral da Paróquia São Judas Tadeu.

Na Sociedade Cultura Artística (Scar), Lara iniciou suas aulas de canto, além de percussão corporal e educação musical. E também faz parte de duas orquestras da Scar tocando violino, a Orquestra de Cordas e a Camerata da Scar.

Atualmente, Lara faz canto lírico com a soprano Masami Ganev, natural do Japão, violino com o professor Heitor Gemaiel e piano com a professora Vera Possari.

Foto Divulgação

Fora os festivais municipais e escolares, Lara canta também em eventos particulares, como casamentos, homenagens e formaturas. Cantou também na Arena Jaraguá na passagem do ex-ministro da Cidadania, Osmar Terra, em Jaraguá do Sul.

Mas o seu local favorito para cantar é na igreja, especialmente na qual ela iniciou na música, na São Judas Tadeu.

Foto Divulgação

Principais conquistas

Nas participações nos festivais de canção, Lara conquistou dez vezes a 1º colocação e duas vezes a 2º colocação.

Em 2019, conquistou o 2º lugar no Concurso Jovem Solista da Scar, tocando piano. "Participar desses festivais traz muito aprendizado, além de proporcionar experiências únicas", destacou Lara.

Sempre recebendo apoio das amigas, Lara se motiva cada vez mais a ser cantora. Com Gustavo Bardim, que também é um talentoso cantor, Lara fez um cover da música "De Janeiro a Janeiro" de Roberta Campos e Nando Reis.

 

Foto Divulgação