Jaraguá do Sul teve o amanhecer mais frio do ano

Foto: Fábio Jukes/OCP News

Por: Elissandro Sutil

20/07/2021 - 09:07 - Atualizada em: 20/07/2021 - 10:22

O frio da madrugada e início da manhã desta terça-feira (20) em Jaraguá do Sul foi o mais intenso do ano, segundo as estações da Epagri/Ciram.

Foi registrada mínima de 3,1ºC em Jaraguá na faixa das 8h. No mês passado, no dia 29, naquele período em que nevou em Santa Catarina, Jaraguá tinha registrado mínima de 4,91ºC.

Schroeder chegou a 1,5ºC; Massaranduba a 3,6; e Corupá a 5,8ºC.

Em Campo Alegre, São Bento Sul e Rio Negrinho as mínimas foram entre os -3 e -3,5ºC.

Santa Catarina registra -8°C nesta terça-feira (20)

Mínimas registradas na madrugada e manhã desta terça (20) | Reprodução/Epagri (Ciram)

O frio intenso deve predominar até quarta-feira. Confira a previsão para os próximos dias:

Previsão para terça-feira (20)

A massa de ar seco e frio deixa o tempo firme com presença de sol e algumas nuvens em toda SC. À tarde, com o ar seco e a presença do sol, as temperaturas sobem e as máximas se aproximam dos 20°C no Oeste, variam entre 14 e 16°C no Meio-Oeste e Planaltos e oscilam em torno dos 19°C no Litoral. O vento é fraco com direção variável. A umidade relativa do ar fica baixa, com valores abaixo de 30% do Oeste aos Planaltos. O mar permanece agitado, com ondas de direção sul e picos de 2,5m na Grade Florianópolis e de 3,5m no Litoral Sul, mantendo o risco moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima e à ressaca.

Quarta-feira (21)

Na quarta-feira, tempo estável com presença de sol, porém perturbações em médios níveis da atmosfera favorecem a presença e variação de nuvens em todas as regiões do estado. O dia começa com temperaturas baixas, mas faz menos frio que os dias anteriores, com mínimas entre 0 e 3°C nos Planaltos, de 7 a 9°C no Litoral e entre 5 e 8°C nas demais regiões. À tarde as máximas variam de 16 a 20°C na maior parte do estado e se aproximam de 24°C no Extremo Oeste. O vento se mantém fraco e com direção variável. A agitação marítima diminui em todo o Litoral com ondas de 1,0 a 1,5m. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

Quinta-feira (22)

Quinta-feira de tempo estável, com predomínio de sol em toda SC. A massa de ar seco se afasta aos poucos para o mar, mas ainda mantém o tempo firme e seco no estado. No amanhecer temperaturas mínimas de 8 a 10°C no Oeste e Litoral e entre 2 e 5°C no Meio-Oeste e Planaltos. Na tarde as máximas se elevam mais se comparadas aos dias anteriores, superando os 25°C no Oeste e variando entre 18 e 23°C nas demais regiões. O vento predomina de nordeste com intensidade fraca a moderada. O mar fica pouco agitado a calmo no Litoral de SC. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

Tendências para os próximos dias

Entre a sexta-feira (23) e o sábado (24), a massa de ar seco ou sistema de alta pressão, com centro no mar, ainda mantém o tempo estável em SC. O sol predomina em todas as regiões, porém com um pouco mais de nuvens no Litoral e áreas próximas, onde também há condições para formação de nevoeiros ao amanhecer. As temperaturas mínimas permanecem baixas na Serra com valores entre 3 e 5°C e variam entre 12 e 15°C nas demais regiões. Nas tardes, as máximas ficam altas para a época do ano, em especial no sábado, quando se aproximam de 30°C no Oeste e Litoral Sul. O vento predomina de nordeste, com intensidade fraca a moderada e com rajadas entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul. A agitação marítima volta a aumentar, acompanhando a intensificação do vento.

O dia começa com mar muito agitado entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul com picos de ondas de direção sul entre 2,5 e 3,5m, ainda com risco moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima e a ressaca. A agitação marítima diminui no decorrer da tarde, com picos de ondas passando a variar entre 2,0 e 2,5m.