Jaraguá participa de edição do Dia dos Pais na Escola

Geral
sexta-feira, 09:00 - 15/04/2016

Com o objetivo de aproximar a família da escola e incentivar a participação dos pais nas atividades educacionais dos filhos, acontece neste sábado (16) a primeira edição estadual do Dia dos Pais na Escola. A data virou lei este ano com base em uma proposta apresentada pelo Movimento Santa Catarina pela Educação e colocou o Estado como o primeiro do País a possuir uma lei de incentivo à participação da família na escola. No total, 30 escolas irão participar da iniciativa na microrregião.
De acordo com a gerente de educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Jaraguá do Sul, Cristiana Ziehlsdorff, a expectativa é de que pelo menos 40% das famílias compareçam. “O objetivo é fazer deste ato um hábito entre as famílias, promovendo a interação entre a escola e a comunidade”, afirma. Atualmente, 18 mil alunos estão matriculados nas escolas estaduais da microrregião. Se 40% deles estiverem com os pais, conforme a meta, o evento deverá envolver mais de 20 mil pessoas.
O tema central abordado será “Educação e Saúde”. As instituições desenvolverão atividades, palestras, brincadeiras e demonstrações culturais abordando aspectos como alimentação saudável, exercícios físicos, cuidados com o corpo e bullying. “Este é um ambiente que proporciona uma troca de informações rica e sadia, que envolve todos os âmagos da sociedade”, salienta Cristiana. Cada escola é responsável por elaborar suas atividades de acordo com o perfil da comunidade local.
Na escola Holando Marcelino Gonçalves, em Jaraguá do Sul, as expectativas para o evento são altas. É a primeira vez que a unidade realiza a iniciativa, que promete agradar visitantes de todas as idades. O comerciante Adilson Liesemberg, de 38 anos, ficou sabendo da iniciativa na manhã de ontem e se surpreendeu com a proposta. “Acho muito importante. Hoje em dia os jovens estão muito ligados ao celular e internet, e acabam perdendo a oportunidade de aproveitar melhor a comunidade. No meu tempo, esse tipo de ação era mais comum, mas depois foi desaparecendo. Precisamos de incentivo”, acredita. A filha dele, Isabela, 15, vê na iniciativa como uma maneira de inteirar a escola na realidade da comunidade e estimular a troca de experiências.
“A escola não funciona sozinha. Os pais não podem vir aqui só quando tivermos problemas, eles tem que ver o que seus filhos fazem de bom. Para o aluno, é um incentivo a mais para se dedicar”, destaca a diretora, Gilmara Hanemann Gorges.
Presença da família fortalece aprendizado
Uma pesquisa do Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mostra que estudantes que recebem apoio e atenção dos pais na sua vida escolar estão, em média, quatro meses à frente no aprendizado em comparação com os que não recebem essa atenção. “O Dia da Família na Escola é uma importante oportunidade para chamar a atenção para isso”, destaca o presidente da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), Glauco José Côrte, que lidera o Movimento Santa Catarina pela Educação.
O Movimento é uma iniciativa desenvolvida pela Fiesc desde 2012. Seus principais desafios são de proporcionar aos trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024 e formação profissional e tecnológica compatível com a função, com foco na educação para o mundo do trabalho e na articulação e influência social na educação.
×