O Jaraguá em Cena estreia no sábado (29), às 19 horas, no Pequeno Teatro da Scar. O evento cultural promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) ocorre nos dias 29 de outubro, 01, 03 e 04 de novembro, com 15 exibições. Para a quarta-feira (2), às 16 horas, está programada uma oficina com Anderson Novello, autor do livro: "Os adoráveis bilhetinhos da professora Ada". Na sexta-feira (4) a Traço Cia de Teatro, de Florianópolis, fará o espetáculo de encerramento do Jaraguá em Cena com a peça "Gala (A)Gentes do Riso*", sob a direção de Greice Miotello e Egon Seidler.

"Incumbimos os professores de teatro do programa Bolsa Cultural de modernizar o principal evento de artes cênicas do município, escolhendo um novo nome e abrindo para participação de todas as instituições ligadas à formação de atores teatrais. Surgiu o Jaraguá em Cena, em substituição ao INTEJS (Integração do Teatro Estudantil de Jaraguá do Sul), que era mais direcionado às escolas. Temos que dar a oportunidade para que esse trabalho seja mostrado ao grande público gratuitamente" explica a secretária, Natália Lúcia Petry.

Foto: Divulgação PMJS

A última edição do INTEJS, em 2021, ocorreu com restrições de público por causa da pandemia.

“O Jaraguá em Cena representa um marco para a retomada do teatro e revela muitos talentos. Trata-se de um momento de interação e de realização do sonho de todo ator”, explica o ator e professor de teatro do Programa Bolsa Cultural, Anderson Santos.

Foto: Divulgação PMJS

De acordo com o professor Fabiano Fernando Hansch é necessário um tempo de formação dos atores para o enfrentamento do público, o que não foi interrompido.

“Nós continuamos com nossas aulas, mesmo de modo remoto ou com um número reduzido de alunos e conseguimos oferecer peças muito interessantes na edição de 2021, mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia”, pondera.

Para a professora Thaysa Petry Lisbôa o Jaraguá em Cena é a oportunidade que os alunos têm de experimentar a magia de estar nos palcos, de compartilhar com o público, mesmo que por alguns minutos, suas histórias e personagens.

Foto: Divulgação PMJS

“Alunos e comunidade serão presenteados com um evento totalmente gratuito, que fomenta a arte teatral, tendo como protagonistas atores e as atrizes em formação do nosso município. A missão de professores e técnicos teatrais é criar, desenvolver e lapidar espaços possíveis para que todos expressem sua criatividade, corpo-voz e ampliem seu repertório e imaginação”, explica.

* “Gala (A)Gentes do Riso" surgiu de um projeto cultural de caráter humanitário e continuado que utiliza a arte da palhaçaria a serviço da alegria e do bem-estar. É desenvolvido pela Traço Cia de Teatro e conta com a participação de artistas profissionais que levam com a palhaçaria, teatro e a música um pouco de alegria aos hospitais.