Jaraguá do Sul vai ganhar novo Centro de Especialidades Odontológicas

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que atualmente funciona anexo à Policlínica Doutor João Biron (Centro Vida), na rua Amazonas, no Centro, deve ser ampliado em breve.

No fim do ano passado, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei da Secretaria Municipal de Saúde para aquisição de um imóvel para onde será transferido o CEO, num investimento inicial de R$ 700 mil.

Com a aprovação, a nova unidade de saúde bucal irá funcionar próximo ao Posto de Saúde da Vila Lenzi, num terreno com área total 760 metros quadrados, sendo 411,73 m² de área construída, na rua Onélia Horst.

De acordo com o secretário de Saúde, Alceu Moretti, uma equipe de engenharia trabalha agora na estruturação da parte interna do local. As alterações necessárias devem ser licitadas até fevereiro. Já a entrega do espaço está prevista para o fim do primeiro semestre.

CEO de Jaraguá do Sul não suporta demanda

Segundo Moretti, a atual estrutura do Centro de Especialidades, criada há 15 anos, não suporta mais a demanda existente. De janeiro até o fim de novembro, o local realizou 12.798 procedimentos.

“É uma estrutura acanhada, de corredores e portas estreitas, o que dificulta principalmente o atendimento de pacientes com alguma deficiência, idosos ou que chegam ao local em macas”, explicou Moretti.

No novo local, diz o secretário, a acessibilidade e o conforto serão prioridades. Além disso, a coordenadora do CEO, a odontóloga Cintia Silveira Gargioni, informa que hoje o centro de especialidades tem apenas sete cadeiras odontológicas.

“O que não suporta a demanda de atendimentos encaminhados pela Atenção Básica de Saúde para atendimento odontológico especializado,” reiterou Cintia.

Na nova estrutura estão previstas 13 cadeiras odontológicas, o que equivale a um aumento de aproximadamente 54% na oferta.

“Ou seja, atualmente a média de atendimento anual do CEO é de 14 mil atendimentos por ano. Com a nova estrutura, estima-se que o número de atendimentos odontológicos especializados passará para 21 mil atendimentos ano, com 100% da estrutura ocupada”, completou.

Mais atendimentos em especialidades

Atualmente, o CEO de Jaraguá do Sul possui as especialidades de Periodontia, Cirurgia Oral, Endodontia, Radiologia Odontológica, Odontologia Pediátrica, Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais, Prótese Dentária, e Estomatologia.

Além disso, oferece os Programas de Anquiloglossia, Diagnóstico do Câncer Bucal e Atenção ao Paciente Tabagista.

De acordo com Cintia, a projeção da nova estrutura prevê o aumento na oferta de atendimentos nas áreas de maior demanda, que são Cirurgia Oral, Endodontia e Prótese.

“Além disso, está em fase de implantação uma nova especialidade no CEO: Disfunção Temporomandibular e Dor orofacial (DTM), que é uma alteração da articulação que liga o maxilar à mandíbula, que causar dor e desconforto ao paciente”, adianta a coordenadora.

O novo espaço também vai permitir a mudança de categoria do CEO de Jaraguá do Sul, que hoje é tipo II, para tipo III pelos critérios de Saúde Pública. Isso significa maior aporte de recursos para o município, maior número de pessoas atendidas e maior número de procedimentos realizados, diz Moretti.

*Com informações da assessoria de imprensa da PMJS

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger