Jaraguá do Sul já possui em seu calendário de eventos algumas ações de grande porte e repercussão, como o Jaraguá em Dança, o Festival de Música de Santa Catarina (Femusc), a Feira do Livro e a Schütenzfest, além de receber artistas nacionais e internacionais em seus espaços culturais. Agora, mais duas novidades chegam para trazer lazer e cultura para os moradores da cidade e região: a Bienal Internacional do Livro e a Comic Con.

Os dois eventos, que terão programação gratuita e de qualidade, são fruto de parcerias entre a Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, a Sociedade Cultura Artística (Scar), a Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) e a Design Produções, organizadora da Feira do Livro.

“A parceria entre iniciativa pública e privada é uma caraterística forte e vencedora do DNA criativo e corporativo jaraguaense, tanto no âmbito da saúde, da educação e do empreendedorismo, quanto na cultura”, destaca a presidente da Acijs, Ana Chiodini.

Jaraguá Comics será realizado nos dias 5 e 6 de novembro

O primeiro dos dois eventos acontece ainda este ano: o Jaraguá Comics, um encontro inspirado nas convenções de quadrinhos e de fãs de filmes, séries e games, que será realizado nos dias 5 e 6 de novembro na Scar e vai democratizar o acesso à cultura, levando para a comunidade a arte dos quadrinhos e o universo nerd, geek e pop, com programação 100% gratuita em espaços com acessibilidade e utilização de energia renovável.

Com entrada franca, estrutura ímpar no estado e atrações diversificadas, o evento terá como principais atrações a palestra com a dubladora oficial das séries japonesas Naruto e Dragon Ball, concurso de K-Pop (música popular coreana), espetáculo de teatro ligado aos quadrinhos, beco dos artistas com espaço de exposição e interação, gincana sobre a série Stranger Things, da Netflix, concurso de Cosplay (fantasias baseadas em personagens), encontro Pokemón com troca de cartas e figurinhas, encontro RPG/Magia e debate com quadrinistas premiados nacionalmente.

Além de ser o primeiro evento deste tipo em Jaraguá do Sul, o Jaraguá Comics é também um dos poucos eventos deste gênero no Brasil a oferecer entrada gratuita. Já é possível seguir o instagram oficial do evento, o @jaraguacomics, e também conferir o site, o www.jaraguacomics.com.br . A programação completa já está no site oficial.

“Realizamos muitos eventos que envolvem os jovens, como o Festival da Canção e o Jaraguá em Dança, mas com o Jaraguá Comics esperamos atingir esse público de uma outra forma, trazendo atrações inéditas, que vão servir como um ponto de encontro entre fãs”, afirma Natália Petry, secretária de Cultura, Esporte e Lazer de Jaraguá do Sul.

Foto: Divulgação/PMJS

Bienal Internacional do Livro acontecerá em outubro de 2023

O segundo evento, a Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul, também já tem data e local para acontecer: de 19 a 29 de outubro de 2023 na Scar e no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas). O evento vai ocupar os dois prédios e o entorno e homenageará um país que tenha relação direta com a cidade. A Bienal vem para substituir a Feira do Livro e dar uma característica multissetorial ao universo dos livros.

Para João Chiodini, da Design Produções, “o evento vem para estabelecer um diálogo mais próximo com a comunidade jaraguaense, ao mesmo tempo que amplia os horizontes da cidade”. A arte e a literatura continuam sendo o carro-chefe, mas autores e livros de outras áreas do conhecimento humano também ganharão espaço e força.

A estrutura para o evento vai quadruplicar: uma feira do livro turbinada e diversificada, com mais estandes, mais autores, mais contações de histórias, mais lançamentos de livros e autores de todas as áreas do conhecimento humano.

“O papel da entidade vai além de sediar os dois eventos. Temos envolvimento na criação e organização dos projetos, o que torna o desafio mais rico culturalmente”, finaliza a diretora-executiva da Scar, Edilma Lemanhê.