Começa nesta segunda-feira (10) mais uma etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo.

Em Santa Catarina, a ação vai abranger todas as pessoas com idade entre seis meses e 49 anos.

No ano passado, 276 casos foram confirmados para a doença no estado, sendo 13 deles em Jaraguá do Sul.

Há, de acordo com a chefe de imunização da Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul, Ana Cristina Kneipp, doses suficientes em 17 unidades de saúde da cidade.

Das 22 unidades, cinco não fornecerão a vacina: Águas Claras, Vieira, Tifa Martins, Ribeirão Cavalo e Três Rios do Norte.

A orientação para estes casos é procurar a próxima unidade de saúde mais perto da sua residência. No sábado (15), “Dia D” de mobilização nacional, as salas de vacinação estarão abertas das 8h às 17h.

Dois casos confirmados neste ano

Dos sete casos suspeitos registrados pela Vigilância Epidemiológica de Jaraguá do Sul no período de 1º de janeiro e 7 de fevereiro, dois foram confirmados e há três casos aguardando resultado.

“É importante que as pessoas tragam a carteira vacinação para colocar todas as doses em dia, inclusive a de febre amarela, com um caso confirmado na cidade neste mesmo período”, destaca Ana.

Uma primeira etapa de campanha seletiva, envolvendo crianças de seis meses a cinco anos, com a vacina tríplice viral, contra sarampo, rubéola e caxumba, teve 105% de cobertura para as crianças de seis meses e 112% para as de um ano.

A cobertura exigida pelo Ministério da Saúde é de 95% para cada. Numa segunda etapa, desta vez para a faixa etária e 20 a 29 anos, compareceram 7.413 pessoas e, destas, 1.112 foram imunizadas com a tríplice viral. As duas etapas ocorreram entre outubro e novembro de 2019.

 

Com informações da assessoria de imprensa

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul