Jaraguá do Sul registra terceira morte por Influenza

Foto: Eduardo Montecino/OCP Online

Por: OCP News Jaraguá do Sul

22/06/2016 - 04:06 - Atualizada em: 22/06/2016 - 15:51

Jaraguá do Sul registrou ontem o segundo caso de morte pela gripe B no município. A vítima foi um homem de 22 anos, morador do bairro Boa Vista, que faleceu no dia 15 de junho. A confirmação veio da Secretaria de Saúde do município. A primeira vítima da influenza B foi uma menina de dez anos, que morreu no dia 28 de março. Com mais este óbito, sobre para três o número de vítimas do vírus influenza. Em abril, um homem de 60 anos morreu em decorrência do tipo A, o H1N1.

Segundo informou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município, Marinei Ostetto, o homem começou a sentir os sintomas no dia 6 de junho, porém, só buscou atendimento médico no dia 9, quando foi internado no Hospital São José. A enfermeira comentou que a vítima não pertencia ao grupo de risco – como crianças, idosos, gestantes e portadores de doenças crônicas – e que a gripe B não tem a mesma gravidade que a do tipo A, contudo, o rapaz faleceu por “conta de fatores sociais” que complicaram o quadro.

Marinei lembrou que é importante os cuidados contínuos com a higiene, já que a gripe é transmitida pelo contato e não pelo ar. Ela também reforçou que é fundamental a procura por atendimento médico assim que os primeiros sintomas aparecerem. “São os mesmos sintomas da gripe A”, explicou a enfermeira: febre de início súbito, tosse, mal estar geral, dores de cabeça e dores musculares. Em 50% dos casos também pode haver coriza.

As campanhas de conscientização e o trabalho preventivo contra o influenza continuam durante o ano todo, sendo que nos períodos de frio e nos meses inverno eles são intensificados, informou Marinei. “É quando as pessoas estão mais em lugares fechados, diminuem o cuidado com a higiene, como não lavar sempre as mãos, por causa do frio”, descreveu a enfermeira.

Números atualizados
Até ontem, conforme os números da secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul, o município tem 23 casos suspeitos de influenza e sete casos confirmados. Os casos que aguardam exames passaram de cinco para três, sendo que desses, dois são de influenza A e estão aguardando a subtipagem. Já todos os outros casos tiveram resultado negativo para influenza A e B.

Na microrregião, Guaramirim registrou três mortes neste ano e Schroeder teve uma confirmação na semana passada. Em Massaranduba e Corupá ainda não houveram vítimas.