A partir deste sábado (16), a Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul inicia uma força-tarefa para vacinar todos os 68 mil jaraguaenses que ainda não estão protegidos contra a febre amarela.

Além das unidades dos bairros João Pessoa, Rau, Estrada Nova, Vila Nova, Centro e Barra do Rio Cerro, que ficarão abertas das 7h às 16h, o Jaraguá do Sul Park Shopping e o supermercado Giassi serão pontos de vacinação gratuita. O objetivo é facilitar o acesso à comunidade.

No sábado, a ação será feita das 10h às 16h. A campanha vai até o fim de março. Durante a semana, em todas as unidades de saúde. Aos sábados, em unidades específicas e em dois estabelecimentos comerciais diferentes.

A exceção é para o sábado de Carnaval, no dia 2 de março, quando não haverá vacinação. No total, 111 mil pessoas são público-alvo da campanha, sendo que apenas 43 mil já estão protegidas.

A vacinação está recomendada em todo o Brasil já que, nos últimos anos, o número de casos e de mortes relacionadas à doença vem aumentando.

O vírus da febre amarela se aproxima de Jaraguá, tendo como evidência o primeiro caso da doença registrado no fim de janeiro no estado vizinho, Paraná.

Aquelas pessoas que já se vacinaram, mesmo que há dez anos ou mais, não precisam mais da imunização. A dose é considerada única para toda a vida.

As pessoas que não lembram ou não têm comprovação de que receberam a aplicação podem se vacinar, pois não há contraindicação, caso se receba duas doses da vacina. Idosos com 60 anos ou mais devem buscar orientação médica antes de se vacinar.

Confira o cronograma de vacinação

Sábado (16)

  • Das 7h às 16h: estarão abertas as unidades de saúde dos bairros João Pessoa, Rau, Estrada Nova, Vila Nova, Centro (Reinoldo Rau) e Barra do Rio Cerro.
  • Das 10h às 16h: vacinação no Jaraguá Park Shopping e no Supermercado Giassi

Dia 23 de fevereiro

  • Das 7 às 16 horas: estarão abertas as unidades de saúde dos bairros João Pessoa, Rau, Estrada Nova, Vila Nova, Centro (Reinoldo Rau) e Barra do Rio Cerro. Também estará aberta a unidade de Rio Cerro II.
  • Das 10 às 16 horas: vacinação no Jaraguá Park Shopping e no Supermercado Brasão, na Barra do Rio Cerro

A programação dos próximos sábados (9, 16, 23 e 30 de março) será divulgada em breve nos meios de comunicação da prefeitura.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?