Jaraguá do Sul integra o Dia Mundial da Limpeza neste sábado (15)

Por: Natália Trentini

14/09/2018 - 17:09 - Atualizada em: 15/09/2018 - 12:55

A cada 15 de setembro, em centenas de países voluntários e parceiros se reúnem para diminuir o lixo no mundo e chamar a atenção para o descarte de lixo. O objetivo é mostrar que a gestão do lixo é um trabalho compartilhado e precisa do esforço de todos.

Seguindo esse movimento, Jaraguá do Sul também está incentivando os moradores a tomar essa atitude neste sábado.

A iniciativa foi da ONG JCI (Junior Chamber International) Jaraguá do Sul e contou com parceria da Prefeitura, além de outros grupos.

O presidente da organização, Fábio Rafael Hillesheim, comenta que vários grupos integraram a ação: o Clube de Canoagem Kentucky estará no Rio Jaraguá, o Bike Anjo deve percorrer de bicicleta o Rio da Luz, os Escoteiros do 14 Bis vão limpar Arena e cemitério da Vila Lenzi, entre outros.

“É um evento que nasceu na Estônia há 10 anos e se espalhou a mais de 250 países, são quase 360 cidades participantes”, comenta Hillesheim.

Como participar?

Basta reunir amigos, familiares, associação de moradores ou grupos e organizar pontos para fazer uma limpeza – terrenos baldios, mata, trilhas, acostamentos de vias, rios. A ação será descentralizada, por isso depende da atividade e motivação individual.

Serão recolhidos materiais recicláveis, ou seja, materiais de demolição, restos de árvores e móveis, por exemplo, não entram na lista. Depois é preciso informar o local onde o material será deixado, pois a coleta será feita da segunda-feira.

Se o material coletado não for tão expressivo, pode ser descartado normalmente com a coleta semanal. Para mais informações basta falar com o Fábio pelo telefone (47) 99131-4127 informando a quantidade de pessoas que estarão no grupo e quantos sacos serão necessários.

Quer receber as notícias no WhatsApp?